“Os efeitos da pandemia do novo coronavírus ainda trazem impactos diretos para o dia a dia das pessoas. Mesmo com o início da flexibilização da quarentena e da reabertura de comércios e shoppings, muitos consumidores ainda estão optando pelo ambiente virtual para realizar compras de produtos e serviços. Segundo pesquisa realizada pela agência de marketing Criteo, divulgada em julho, 67% dos brasileiros descobriram ao menos uma nova forma de compra, à qual pretendem manter no novo normal.
Nesse cenário sem precedentes, um dos grandes desafios encontrados pelas empresas foi como se manter próximos dos consumidores respeitando o isolamento, comunicando conteúdos que fizessem sentido com o momento atual e que agregassem valor em suas vidas. Também foi necessário criar e adaptar canais, além de acelerar a oferta de soluções digitais ao observarmos a rápida migração para esse ambiente.
Na equação das empresas, a exigência dos clientes por agilidade e qualidade, que já existiam na pré-pandemia, foi somada à preocupação com a segurança da família, a comodidade e o nível de personalização.
Outro fator fundamental da adaptação das empresas ao novo normal foi a velocidade com que foram criadas tecnologias relacionadas às necessidades dos consumidores. As mudanças e transformações dessa jornada são, literalmente, tão rápidas quanto um clique.
Vale destacar, nessa parte da equação, outra etapa muito importante da experiência com a marca, que, na verdade, é fruto dela: a confiança, essencial para que os consumidores retornem e permaneçam fiéis. Por isso, olhamos atentamente para cada ponto de contato com nossos consumidores para elevarmos ainda mais esse patamar, com maior personalização e inovação, como as atualizações no aplicativo FordPass, que oferece fácil acesso ao manual do proprietário, encontrar estacionamento (com horário, preço e nota de avaliação), entrar em contato com a concessionária, solicitar assistência 24 horas e pedir ajuda a um dos Guias Ford, por chat ou ligação. É possível também saber a localização do veículo, o nível do combustível, a quilometragem, quanto falta até a próxima revisão e receber alertas caso acenda uma luz no painel ou haja algum mau funcionamento, com informações sobre o que fazer para sua correção.
Com o objetivo de encontrar novas formas de nos manter próximos aos consumidores de maneira segura, remodelamos também nossa estratégia de comunicação para proporcionar interações diferentes para e com a nossa audiência. Recentemente, realizamos o Ford Brasil Ao Vivo, maior concerto musical já promovido por uma empresa automotiva. As lives são instrumentos de extrema importância não só porque nos conectam ainda mais com o público e propagam mensagens-chave mas, principalmente, por serem uma atividade que reúne toda a família, em um ambiente seguro, e que traz, sobretudo, a esperança de tempos melhores. Uma das grandes lições do coronavírus é que somos adaptáveis. Conseguimos mostrar, dia após dia, que podemos e devemos seguir relevantes para nossos consumidores, por meio de um olhar empático, pensando em ações e serviços inovadores que nos conectem cada vez mais, principalmente durante momentos tão desafiadores quanto os que estamos vivendo.”