Nova Ducati Panigale V4 chega ao Brasil com 216 cv e tecnologia da MotoGP; conheça

Superesportiva italiana desembarca no País em duas versões: V4 e V4S que se diferenciam pelas suspensões e peso. Fotos: Ducati

Há 3h - Tempo de leitura: 2 minutos, 42 segundos

A nova Ducati Panigale V4, apresentada mundialmente em meados do ano passado, chega finalmente ao mercado brasileiro. A superesportiva representa a sétima geração das Superbikes da marca e traz tecnologias derivadas diretamente da MotoGP, com foco em performance, aerodinâmica e eletrônica avançada.

A Ducati traz ao país duas versões – Panigale V4 e Panigale V4 S – com diferenças relevantes em suspensão, rodas e peso, porém com o mesmo motor Desmosedici Stradale. Trata-se de um V4 de 1.103 cm³ com distribuição desmodrômica, eixo contrarrotante e a tecnologia “Twin Pulse”.

O que mudou na Panigale V4 2026

Inspirada na icônica Ducati 916, a nova carenagem foi pensada com abordagem de aerodinâmica integrada, reduzindo em 4% o arrasto e melhorando a proteção do piloto. As asas de perfil duplo mantêm o downforce, enquanto a entrada de ar central e a rabeta mais larga melhoram a ergonomia e a eficiência.

Motor e eletrônica

O motor V4, embora homologado para as normas Euro 5+, entrega mais potência do que a geração anterior. Agora, produz 216 cv de potência a 13.500 rpm e 12,3 m.kgf de torque a 11.250 giros. Em configuração de pista, com escapamento Akrapovič Ducati Performance, a potência pode chegar a 228 cv.

O pacote eletrônico inclui controle de tração, controle de derrapagem e empinada, Quickshifter 2.0. Destaque para o novo Ducati Vehicle Observer (DVO), desenvolvido pela Ducati Corse a partir da experiência direta na MotoGP.

O sistema funciona quase como uma “camada de inteligência” que interpreta e antecipa as condições de pilotagem. Ao invés de depender apenas dos sensores físicos instalados na moto (como IMU, acelerômetros e medidores de força), o DVO cria um modelo virtual que estima as forças atuando sobre a motocicleta em tempo real.

O painel TFT de 6,9” com modo Track exibe dados como ângulo de inclinação, aceleração lateral e tempos de volta via GPS.

Chassi e freios

O quadro Front Frame foi remodelado para oferecer mais confiança em inclinação, enquanto o novo braço oscilante duplo, que substitui o tradicional monobraço da Ducati, melhora tração e sensação ao acelerar. A Panigale V4 estreia também as pinças Brembo Hypure em uma moto de série. O conjunto de freios ainda conta com o sistema Race eCBS.

O Race eCBS (Electronic Combined Brake System) é uma evolução do sistema combinado de freios. Enquanto os sistemas tradicionais distribuem automaticamente parte da força de frenagem entre dianteira e traseira para aumentar a segurança, o Race eCBS foca no uso esportivo em pistas. O sistema replica estratégias de frenagem usadas por pilotos profissionais.

Preço da Panigale V4 no Brasil

A Panigale V4 chega às concessionárias Ducati no Brasil em duas versões:

  • Panigale V4 – R$ 169.990, equipada com suspensão Showa BPF de 43 mm, monochoque Sachs, rodas de liga leve de cinco raios e bateria de chumbo-ácido. Peso sem combustível: 191 kg.
  • Panigale V4 S – R$ 209.990, com suspensão eletrônica Öhlins NPX-30/TTX Smart EC 3.0, rodas forjadas de alumínio, bateria de lítio e peso reduzido para 187 kg.