A Ducati apresentou na última semana a nova Panigale V4 R, evolução mais radical de sua superbike homologada para as ruas. O modelo traz a mais nova geração do motor Desmosedici Stradale R de 998 cm³.
Desenvolvido de acordo com as especificações da Ducati Corse, o V4 é capaz de entregar 218 cv em sua versão homologada para as ruas. Entretanto, com escapamento de competição, a potência sobe para 235 cv – e pode chegar a 239 cv com óleo especial da Ducati Corse.
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Essa potência se traduz em números impressionantes: 318 km/h de velocidade máxima na versão homologada para vias públicas. Entretanto, a velocidade máxima pode passar dos 330 km/h na configuração de pista, patamar até então restrito às motos da MotoGP.
A Panigale V4 R estreia nos modelos de produção os “Corner Sidepods”, apêndices aerodinâmicos introduzidos pela Ducati na MotoGP em 2021. Eles criam efeito solo, aumentando a aderência e permitindo maior velocidade nas curvas. Além disso, as asas redesenhadas oferecem até 25% mais downforce a 270 km/h, garantindo estabilidade em acelerações e frenagens.
Outro destaque é o Ducati Racing Gearbox (DRG), que posiciona o neutro abaixo da primeira marcha, como nas motos de competição. Essa configuração evita engates acidentais e agiliza as trocas entre primeira e segunda. O chassi também foi atualizado, com quadro frontal redesenhado e braço oscilante oco simétrico, ambos desenvolvidos em colaboração com a Ducati Corse.
O pacote eletrônico recebeu o algoritmo Ducati Vehicle Observer (DVO), que aprimora o controle de tração, o gerenciamento do freio motor e o Race Brake Control.
O painel TFT de 6,9” inclui o modo “Grip Meter”, que mostra em tempo real o nível de aderência disponível, recurso inédito em motos de produção.
Produzida em série limitada e numerada, a Panigale V4 R reforça a tradição da Ducati em criar máquinas baseadas em suas Superbikes de competição. A chegada às concessionárias europeias está prevista para novembro, com outros mercados recebendo o modelo a partir de dezembro.
Embora a Ducati não tenha divulgado valores oficiais no lançamento, a imprensa europeia já aponta que a nova Panigale V4 R deve chegar às concessionárias do continente por cerca de 44 mil euros, praticamente o dobro do preço da Panigale V4 “convencional”, que parte de aproximadamente 27 mil euros em mercados como Itália e Alemanha. No Brasil, a versão Panigale V4 S sai por R$ 170 mil.
Essa diferença reforça o caráter exclusivo da versão R, que concentra soluções derivadas da MotoGP e entrega desempenho muito acima da média, consolidando-se como a superbike mais radical já produzida pela marca de Bolonha.