Tiger 1200 2024 recebe melhorias para brigar com a nova BMW R 1300 GS

Aventureiras também ganharam ajuste eletrônico da suspensão, que reduz altura do assento em 20 mm. Fotos: Divulgação/Triumph

19/02/2024 - Tempo de leitura: 3 minutos, 10 segundos

A Triumph apresentou a Tiger 1200 modelo 2024, na última semana. A bigtrail da marca inglesa recebeu melhorias no motor, na tecnologia e também na sua ergonomia. Tudo para brigar com sua principal rival, a nova BMW R 1300 GS, que que chega às lojas brasileiras no segundo trimestre deste ano. Já a renovada Tiger 1200 2024 não tem previsão de quando virá ao País.

Apresentada em 2022, a nova geração da Tiger 1200 trouxe grandes mudanças à aventureira da marca inglesa. O modelo perdeu peso, ganhou um motor mais potente, além de novas tecnologias, como sistema de radar e suspensões eletrônicas.

Agora, para 2024, a Triumph revelou novos recursos e melhorias para sua família Tiger 1200. De acordo com a marca inflesa, a bigtrail tornou-se ainda mais avançada e refinada. As atualizações incluem melhorias no motor, além de mudanças que garantem mais conforto.

Motor triplo recebe melhorias

O motor de três cilindros e 1160 cc recebeu alterações no virabrequim, no rotor do alternador e no balanceador a fim de aumentar a inércia do motor. Com isso, segundo a Triumph, a entrega de torque e o controle em baixos giros ficou mais suave e preciso.

Nova cor bege
Embreagem mais macia
Motor mais suave

Os clientes poderão sentir o aumento da suavidade ao acelerar ou desacelerar, especialmente em baixas velocidades. Outra mudança com o intuito de ampliar a suavidade de operação do motor triplo é o novo design de embreagem. Segundo a Triumph, isso significa que os pilotos experimentarão um engate mais suave ao mudar para a primeira marcha.

Além disso, a embreagem tem uma alavanca mais longa. Segundo a Triumph, isso proporciona mais espaço para os dedos, acrescentando mais conforto, especialmente em viagens mais longas.

Embora tenha sofrido mudanças, o desempenho do motor não mudou. Continua produzindo bons 150 cv de potência máxima a 9.000 rpm e 13,2 m.kgf de torque a 7.000 giros. Lembrando que o câmbio tem seis marchas e a transmissão final fica por conta de um eixo-cardã.

Nova Tiger 1200 promete mais conforto

A Triumph também melhorou o conforto da Tiger 1200 para os motociclistas que curtem fazer longas viagens. O motor ainda mais suave e refinado, de acordo com a Triumph, melhora o conforto em todos os principais pontos de contato do piloto.

Nova cor vermelha
Pedaleiras mais altas
Novo desenho do banco

O assento também foi redesenhado com um perfil mais plano, proporcionando mais espaço para o condutor, o que ajudará a reduzir a fadiga em longas distâncias.

A Triumph também aumentou a distância ao solo nas curvas dos modelos Tiger 1200 GT Pro e GT Explorer, levantando as posições das pedaleiras.

Agora, o novo recurso Active Preload Reduction passa a estar disponível para toda a família Tiger 1200. O sistema reduz a pré-carga da suspensão traseira automaticamente quando a moto desacelera até parar, reduzindo a altura do assento em até 20 mm.

Novas cores na Tiger 1200 2024

A Tiger 1200 agora está disponível em quatro variantes, com novas cores para 2024. As versões GT Pro e GT Explorer, que têm rodas raiadas e aro 19, na dianteira, estão agora disponíveis na cor vermelha (Carnival Red), além do branco e preto.

Por outro lado, a Tiger 1200 Rally Pro e a Rally Explorer, que usam rodas raiadas e aro 21, na frente, ganharam a opção bege fosco (Matt Sandstorm). As cores Jet Black, bem como a popular Matt Khaki, continuam a ser oferecidas.

O preço da Tiger 1200 2024 parte de 22.845 euros (cerca de R$ 122 mil), na Europa. Contudo, ainda não há informações sobre quais versões virão ao Brasil, nem mesmo quando os modelos 2024 da aventureira inglesa chegarão por aqui.