O mercado brasileiro de motos fechou 2021 com alta de 26,4% nas vendas e mais de 1.150.000 unidades emplacadas, melhor resultado desde 2015. As vendas só não foram melhores por conta da pandemia que gerou falta de insumos e chegou até a paralisar a produção de motos, gerando fila de espera nas concessionárias.
Mas os especialistas acreditam que, aos poucos, com o avanço da vacinação, a cadeia de fornecedores e a logística devem se normalizar e as marcas já prometeram diversos lançamentos para este ano. Selecionamos sete novas motos que chegam ao Brasil agora em 2022; confira.
Com o sucesso da Meteor 350 no mercado brasileiro, a Royal Enfield deve trazer também a nova geração da Classic 350, equipada com o mesmo motor de um cilindro, 349 cm³, porém com visual mais clássico. Modelo, que já foi vendido aqui, também ganhou novo chassi e suspensões. Embora a Royal não confirme a data, já deu sinais de que o modelo deve voltar ao lineup da marca indiana no Brasil ainda neste ano.
A versão mais clássica da Z 650 já está confirmada para o Brasil. Apresentada no final de 2020 no exterior, a Z 650 RS usa o mesmo motor e chassi da sua irmã naked, mas com uma roupagem inspirada nos modelos da década de 1970. Farol redondo, tanque arredondado e traseira rabo de pato marcam a clássica moderna que, apesar do visual, deverá ter controle de tração e freios ABS.
Sucesso de vendas há mais de uma década, a Versys 650 manteve sua versatilidade e o mesmo motor bicilíndrico de 649 cm³, mas passou por um face-lift que a deixou com a “cara” de sua irmã maior, a Versys 1.000. Tem o mesmo “bico” protuberante sob os faróis, que agora são de LED. Na parte eletrônica, a nova Versys 650 traz, pela primeira vez, controle de tração com dois níveis de atuação. O painel é totalmente digital, com conexão Bluetooth e app para celular. Embora a Kawasaki ainda não tenha confirmado oficialmente sua vinda para o mercado brasileiro, a trail também deve desembarcar por aqui ainda neste ano.
A crossover da Honda passou por uma completa reformulação. Ganhou visual novo, chassi reforçado e motor mais potente. Também traz mais eletrônica, com modos de pilotagem, que ajustam o controle de tração e a entrega de potência do motor bicilíndrico de 749 cm³. A boa notícia é que a nova geração da NC 750X já está confirmada para o mercado brasileiro. E em duas versões: com câmbio convencional e DCT.
Vendida no Brasil desde 2019, a CB 1000R Neo Sports Cafe passou por um face-lift para 2022. A naked de quatro cilindros, 1.000 cc e 141 cv ganhou novo conjunto óptico, rodas com desenho inédito e novas molduras do radiador. O modelo 2022 da naked ainda ganhou novo painel TFT colorido de 5 polegadas e conectividade proporcionada pelo HSVCS – Honda Smartphone Voice Control System -, que permite integrar as facilidades dos smartphones ao dia a dia do uso da motocicleta.
A bigtrail inglesa perdeu peso, ganhou um novo chassi motor, além de novas versões – uma delas com roda de 21 polegadas na dianteira e a opção de tanque de 30 litros. Na nova geração da Tiger 1200, o inédito tricilíndrico de 1.160 cm³ que produz 150 cv de potência e conta com eletrônica de última geração, inclusive com sistema de radar. A Trumph já confirmou a vinda de três versões da bigtrail: a Tiger 1200 GT Explorer, que tem rodas de liga-leve (aro 19, na dianteira) tanque de 30 litros, e sistema de radar. Da família Rally, que tem rodas raiadas e aro 21, na dianteira, virão as versões Pro (com tanque de 20 litros) e Explorer (30 litros).
A lendária esportiva japonesa, que já quebrou recordes de velocidade, ganhou uma terceira geração em 2021. A Hayabusa ganhou novo design, mais eletrônica e mudanças internas no motor, para atender às leis de emissão de poluentes Euro 5. Com as mudanças, a potência do motor caiu de 197 cv para 190 cv, mas a velocidade máxima chega a 299 km/h, de acordo com a fábrica japonesa. A J.Toledo, representante da Suzuki no País, já confirmou que a nova Hayabusa GSX 1300R vai desembarcar no Brasil, mas não definiu a data precisa. Tudo indica que a hiperesportiva poderá ser a estrela da marca no Salão Duas Rodas, que foi adiado para novembro deste ano.