O primeiro ônibus a Gás Natural Veicular (GNC) na Região Metropolitana do Recife, em Pernambuco, entrará em fase de testes. O ônibus integrará a linha 1070, com saída do Terminal Integrado Pelópidas Silveita, em Paulista. Com capacidade para até 86 passageiros, veículo produz até 85% menos poluentes que modelos movidos a gasolina e a diesel.
O anúncio aconteceu na terça, 12. De acordo com o Governo do Estado de Pernambuco, a inserção do novo veículo está em compasso com a busca pela eficiência energética no sistema de transporte público de passageiros.
Leia também: Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde
O ônibus a gás também pode utilizar como combustível o metano. Com essa função, o veículo pode usar como fonte de energia tanto o Gás Natural Comprimido (GNC) como o biometano, um gás resultante da purificação do biogás produzido a partir da decomposição de resíduos orgânicos.
A expectativa do governo do Estado é que o gás como combustível emita, pelo menos, até 20% a menos CO2 (dióxido de carbono) que um modelo equivalente a diesel. Além disso, a redução esperada de emissão de óxidos de nitrogênio (NOx) é de 90%.
Segundo a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), a iniciativa acontece em parceria com o Grande Recife Consórcio de Transporte e a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), em parceria com a Conorte.
Em fevereiro, os estudos para a implantação do primeiro Veículo Leve sobre Trilho (VLT) movido a hidrogênio verde foram iniciados. O projeto é uma iniciativa do Grupo CCR, empresa de concessão de infraestrutura, transporte e serviços.
O novo sistema de transporte público ainda não tem local para a instalação. De acordo com a empresa, o próximo passo é alinhar os estudos à região que melhor se adequa às necessidades de um VLT. Um desses parâmetros de instalação considera, por exemplo, a proximidade de um centro de produção de hidrogênio verde.