Singapura adota tecnologia de manutenção preditiva em frota de ônibus

Sistema utiliza inteligência artificial e aprendizagem automática para prever falhas e reparos com informações compartilhadas em tempo real. Foto: Adobe Stock

19/04/2024 - Tempo de leitura: 1 minuto, 44 segundos

A cidade-Estado de Singapura, no Sudeste Asiático, iniciou a instalação de uma tecnologia de manutenção preditiva em toda a frota de ônibus públicos. Com base em algoritmos programados com inteligência artificial e aprendizagem automática, a solução emite alertas prévios para os técnicos de manutenção, para evitar problemas maiores no futuro.

A técnica de manutenção preditiva utiliza ferramentas e informações com base em dados para identificar possíveis falhas no funcionamento das operações. Em Singapura, a maior operadora de ônibus público da região, a SBS Transit, adotou a tecnologia em mais de três mil ônibus da frota nacional.

O sistema permite que as equipes de manutenção acessem em tempo real os sistemas e componentes críticos, como freios, sistemas elétricos e níveis de fluidos, por exemplo. Além disso, permite que realizem o monitoramento remoto de dados de mais de 200 parâmetros do veículo. A tecnologia tem origem portuguesa, desenvolvida pela empresa Stratio.

Leia também: Empresa de ônibus economiza 30 milhões de litros de água por ano

Sistema de monitoramento

“Com este sistema de monitoramento das condições dos ônibus, somos capazes de antecipar falhas e realizar manutenção preditiva e contribuir para uma melhor confiabilidade do serviço e elevar a experiência de viagem dos nossos passageiros”, disse Jeffrey Sim, CEO do grupo SBS Transit.

O primeiro caso de instalação dessa tecnologia na região aconteceu em abril de 2022. Naquela época, a SBS Transit começou a implementar a tecnologia em mil dos seus autocarros. De acordo com a empresa, o sistema registou uma queda de, pelo menos, 20% em defeitos e prejuízos dos autocarros.

O sistema também tem a capacidade de prever falhas no sistema de ar condicionado dos ônibus. Segundo a SBS, as falhas relacionadas ao equipamento estão entre as três principais causas de reparos nos ônibus. A tecnologia de monitoramento das condições dos ônibus Stratio também será testado nos ônibus elétricos operados pela SBS Transit.