R$ 600 mil: superesportiva com DNA da MotoGP entrega 238 cv e chega em série limitada

Aprilia RSV4-XGP celebra dez anos da marca na MotoGP. Fotos: Aprilia Racing

Há 1 dia atras - Tempo de leitura: 1 minuto, 59 segundos

A Aprilia apresentou oficialmente a RSV4 X-GP, uma edição limitada de apenas 30 unidades que celebra os dez anos da estreia da marca na MotoGP. Destinada a um público seleto, a moto superesportiva representa o ápice da engenharia esportiva da marca italiana. Afinal, seu preço será de 90.000 euros (cerca de R$ 600 mil).

A RSV4 X-GP é a moto mais potente já produzida pela Aprilia: são 238 cavalos de potência. Toda essa potência em um conjunto que pesa apenas 165 kg, resultando em uma relação peso-potência impressionante. O modelo incorpora tecnologias diretamente derivadas da RS-GP25, a moto da Aprilia na MotoGP, pilotada pelo atual campeão Jorge Martín e pelo italiano Marco Bezzecchi. Como, por exemplo, as inéditas asas de perna e cauda — soluções aerodinâmicas até então exclusivas das motos da categoria.

Lorenzo Savadori, Marco Bezzecchi e Jorge Martín, pilotos da Aprilia na MotoGP, apresentam a RSV4-XGP

Outro destaque é o suporte de assento em carbono estrutural, desenvolvido pela PAN Compositi, que melhora a dinâmica traseira e a percepção de aderência. A aerodinâmica de efeito solo, patenteada pela Aprilia Racing, garante maior estabilidade em curvas e retas, com até cinco vezes mais carga vertical em linha reta e três vezes mais com a moto inclinada.

Motor preparado

O motor V4 de 1099 cc com especificações da Superbike entrega torque de 13,35 m.kgf e gira até 14.100 rpm. A central eletrônica APX, usada em campeonatos mundiais, permite ajustes finos de tração, potência e freio motor, com GPS integrado e aquisição de dados.

A venda da RSV4 X-GP acontecerá exclusivamente online e os compradores terão direito a uma visita à sede da Aprilia Racing. Por fim, além de terem uma moto de pista na garagem, os 30 felizardos receberem um pacote completo de “mimos”. Um laptop Yashi com software para gerenciamento da ECU, NFT digital de autenticidade, capa, tapete, aquecedores de pneus e cavaletes em titânio.

Veja também: MotoGP terá motores de menor cilindrada a partir de 2027

De acordo com Massimo Rivola, CEO da Aprilia Racing, “é um produto único, belo e capaz de provocar sensações raras até para pilotos amadores”. Já o diretor técnico Fabiano Sterlacchini afirma que “a RSV4 X-GP é muito mais que uma evolução — é uma moto nascida do DNA da MotoGP”.