Embora ainda não tenha sido lançada oficialmente no País, a Triumph Tiger 1200 2024 já aparece no site da marca inglesa no Brasil. Apresentada recentemente no exterior, a renovada Tiger 1200 desembarca no País em quatro versões. Além das versões Rally Pro, GT Explorer e Rally Explorer, a Tiger 1200 2024 chega às concessionárias brasileiras na versão GT Pro, com preço a partir de R$ 99.990.
Anteriormente, a versão mais acessível, Rally Pro, saía por R$ 107.990. Ou seja, além de ter recebido melhorias, a Tiger 1200 chega com preço menor do que o modelo 2023. Tudo para brigar com a nova BMW R 1300 GS. Afinal o preço da versão GT Pro da Tiger 1200 é exatamente o mesmo da GS 1300 de entrada.
A família Tiger 1200 divide-se em duas linhas, GT e Rally. A principal diferença entre elas são as rodas. A GT, sigla para grã turismo, mais voltada para aventuras no asfalto, usa rodas de liga-leve, aro 19, na dianteira, e 18, na traseira. Já a linha Rally traz rodas raiadas, de 21 polegadas, na frente, e 18, atrás, com suspensões de curso mais longo, o que a torna mais apta ao off-road.
Dentro de cada família, há ainda a versão Explorer, que tem tanque maior – de 30 litros – e mais tecnologia. Já a versão Pro tem tanque de 21 litros, além de um bom pacote eletrônico.
Apresentada em 2022, a nova geração da Tiger 1200 trouxe grandes mudanças à aventureira da marca inglesa. O modelo perdeu peso, ganhou um motor mais potente, além de receber novas tecnologias, como sistema de radar e suspensões eletrônicas.
Agora, para 2024, a Triumph fez melhorias na família Tiger 1200. De acordo com a marca inglesa, a bigtrail tornou-se ainda mais avançada e refinada. As atualizações incluem melhorias no motor, além de mudanças que garantem mais conforto.
O motor manteve a mesma base do modelo 2023, com três cilindros, 1.160 cc, que rende 150 cavalos de potência a 9.500 rpm e 13,26 m.kgf de torque a 7.000 giros. Entretanto, recebeu alterações no virabrequim, no rotor do alternador e no balanceador a fim de aumentar a inércia do motor. Com isso, segundo a Triumph, a entrega de torque e o controle em baixos giros ficou mais suave e precisa.
Outra mudança com o intuito de ampliar a suavidade de operação do motor triplo é o novo design da embreagem. De acordo com a Triumph, os motociclistas experimentarão um engate mais suave ao mudar para a primeira marcha.
Além disso, a embreagem tem uma alavanca mais longa, o que proporciona mais espaço para os dedos, acrescentando mais conforto, especialmente em viagens mais longas.
O assento também foi redesenhado com um perfil mais plano, proporcionando mais espaço para o condutor, o que ajudará a reduzir a fadiga em longas distâncias.
A Triumph também aumentou a distância ao solo nas curvas dos modelos Tiger 1200 GT Pro e GT Explorer, levantando as posições das pedaleiras.
Agora, o novo recurso Active Preload Reduction passa a estar disponível para toda a família Tiger 1200. O sistema reduz a pré-carga da suspensão traseira automaticamente quando a moto desacelera até parar, reduzindo a altura do assento em até 20 mm.
Como dito anteriormente, a Triumph trará quatro versões da Tiger 1200 2024 ao País. Serão elas: GT Pro, Rally Pro, GT Explorer e Rally Explorer. As principais diferenças entre elas são o tamanho e material das rodas, além da capacidade do tanque.
A mais acessível é GT Pro, com preço sugerido de R$ 99.990, enquanto a mais cara é a Rally Explorer, que custa R$ 122.490. Confira as versões e os preços do modelo 2024 da bigtrail inglesa à venda no Brasil: