Lançada no início de 2024, a linha de motos de 400cc da inglesa Triumph irá ganhar mais uma integrante no Brasil. A marca confirmou a chegada da nova Triumph Scrambler 400XC às concessionárias em dezembro deste ano. Lançado no exterior no primeiro semestre, o modelo vem equipado com rodas raiadas e pneus sem câmara mais aptos ao uso off-road do que as rodas de liga-leve da 400X, já vendida no País.
Além das rodas, outros acessórios, como a pequena carenagem acima do farol e o para-lama mais alto, reforçam sua inspiração nas motos scrambler dos anos de 1960. Eram modelos adaptados para o uso em estradas de terra e competições quando ainda não existiam motos trail. Com cara de Scrambler “de verdade”, a 400XC chega ao País como o modelo mais caro da linha T-Series: R$ 37.990. Mais cara que a versão X, comercializada por R$ 34.490.
Construída sobre a mesma base da Scrambler 400X, a versão XC usa o mesmo motor de um cilindro, 398,15 cm³ de capacidade e arrefecimento líquido. Com comando duplo no cabeçote, sobe de giros rápido e oferece bons 40 cv de potência a 8.000 rpm. O torque máximo de 3,82 m.kgf aparece só a 6.500 rpm, mas boa parte dessa “força” já está disponível desde os baixos giros.
O bom desempenho de monocilíndrico de 400cc pode ser aproveitado pelo câmbio de seis marchas, bem escalonado e com embreagem assistida e deslizante. O motor tem boas respostas no uso urbano e mantém 120 km/h sem dificuldade – velocidade mais que suficiente para acompanhar o ritmo das rodovias do País de Gales, no Reino Unido, onde tive o primeiro contato com o modelo.
A Scrambler 400XC, assim como sua irmã 400X, é uma moto divertida de pilotar no asfalto e ágil nas sinuosas estradas galesas. Precisava me preocupar mais com a mão inglesa e me manter à esquerda do que com a capacidade da Triumph de 400cc contornar as curvas das vias secundárias.
Afinal, usa o mesmo quadro tubular e também as mesmas suspensões da versão X. Na dianteira, garfo telescópico invertido, enquanto, na traseira, uma balança monoamortecida com regulagem na pré-carga da mola. Para minha decepção inicial, até mesmo o curso se iguala: 150 mm na frente e atrás.
A diferença fica por conta mesmo das rodas raiadas, com raios externos, o que possibilita o uso de pneus sem câmara. Aliás, vale ressaltar, tratam-se dos mesmos Metzeler Karoo Street, nas medidas 100/90-19, na dianteira, e 140/80-17, na traseira que vêm de série também na 400X. Como usa raios de alumínio da grife Excel, nem chegam a interferir na maneabilidade no asfalto.
Além de combinarem melhor com o design da Scrambler 400XC, as rodas raiadas são mais resistentes do que as de liga-leve usadas na versão X. A opção não foi apenas estética. Assim como o protetor de motor em alumínio, os protetores de mão e o para-lama mais alto, itens que tornam a 400XC mais apta para rodar na terra.
Outra mudança são os manetes com ajustes, também pensados para regular a embreagem e o freio dianteiro para uma pilotagem off-road. Afinal nosso destino eram as montanhas de Brecon Beacons, no País de Gales, onde a Triumph mantém um centro de treinamento off-road.
Após cerca de 30 milhas, ou 50 quilômetros, chegamos ao local, chamado de “a Floresta” pelos ingleses. Não por acaso: milhares de árvores coníferas preenchiam os bucólicos picos da Cordilheira do País de Gales. Depois da experiência no asfalto, era hora de ver do que a Scrambler 400XC era capaz, na terra.
Para enfrentar os maus caminhos da floresta galesa, a Triumph equipou as Scrambler 400XC com pneus mais off-road, no caso, os Michelin Anakee Wild – com mais cravos, porém homologado para rodar nas ruas. Por si só, os pneus já ampliam as capacidades do modelo na terra.
Contudo, em mais de uma oportunidade, as rodas raiadas e o protetor de motor mais robusto demonstraram sua utilidade. Ou seja, evitando amassados nos aros e danos ao cárter em pancadas em algumas das muitas pedras do caminho lamacento aos pés das montanhas de Brecon Beacons.
De fato, para pilotar de forma mais radical e até saltar, mais curso nas suspensões fazem falta. Porém, não é bem essa a proposta da Scrambler 400XC. Em resumo, para encarar uma estrada de terra as mudanças surtem efeito e pneus mais off-road também.
Existe até a possibilidade de desligar o controle de tração e os freios ABS e controlar as reações da moto em acelerações e frenagens à moda antiga. O que é necessário em pisos escorregadios demais, como lama e areia.
A Triumph Scrambler 400XC chega às lojas em três opções de cores – amarela, branca e cinza – custando cerca de 10% mais cara que a versão X (R$ 34.490). O preço da Scrambler 400XC é de R$ 37.990. Valor cobrado pela “exclusividade” do modelo e do acabamento diferenciado – além das rodas de alumínio e manetes ajustáveis.
Além da maior proteção para rodar na terra, a versão XC também tem um design mais próximo das scrambler originais que não tinham rodas de liga-leve. E, no fim, o segmento de clássicas modernas também envolve uma boa dose de estilo para atrair o consumidor.
Motor: um cilindro, 398 cm³
Câmbio: Seis marchas
Transmissão final: por corrente
Potência: 40 cv a 8.000 rpm
Torque: 3,82 mkgf a 6.500 rpm
Peso em ordem de marcha: 186 kg
Preço: R$ 37.990