A Triumph apresentou, oficialmente, a nova geração da Speed Twin 900, na Espanha. O modelo da linha de clássicas-modernas da marca inglesa ganhou um design mais contemporâneo, além de outras melhorias na parte ciclística e novas tecnologias. A subsidiária brasileira da Triumph já confirmou a chegada da nova Speed Twin 900 ao Brasil em 2025.
Visualmente, a Speed Twin, antigamente chamada de Street Twin, recebeu um novo tanque, com linhas mais harmoniosas e uma nova lanterna traseira. Assim como os piscas e o farol, com o formato redondo clássico, usam LEDs. A tampa do tanque e outros detalhes também passaram por uma renovação.
O motor continua o mesmo, ou seja, um bicilíndrico com arrefecimento líquido, SOHC e oito válvulas. O desempenho também não mudou: 65 cv a 7.500 rpm de potência máxima e 8,15 m.kgf de torque a 3.800 rpm. O câmbio tem seis marchas.
Entre as melhorias, destaque para as novas suspensões e rodas. Na dianteira, a Triumph instalou garfo telescópico invertido, da grife Marzocchi, na Speed Twin 900 2025. Já na traseira, a clássica naked inglesa ganhou uma balança de alumínio e amortecedores com reservatório de gás em separado. Embora não ofereça ajustes, o conjunto promete um amortecimento mais progressivo e preciso. As rodas, que receberam um novo desenho, também ficaram mais leves e prometem ainda mais agilidade.
As novidades também incluem alterações na ergonomia. O guidão está posicionado mais à frente e também ficou 15 mm mais alto; As pedaleiras ficaram mais baixas e o assento mais alto. De acordo com os engenheiros da Triumph, as mudanças visaram proporcionar mais “espaço ao condutor.
Apesar de ostentar um estilo clássico, com um toque contemporâneo, a Triumph adotou tecnologia de ponta na nova geração da Street Twin 900. O modelo, que já tinha freios ABS e controle de ração, agora trará uma unidade de medição inercial e sistemas otimizado para curvas. O modelo ainda conta com dois modos de pilotagem – Rain e Road.
De acordo com Stuart Wood, engenheiro chefe da Triumph Motorcycles, as mudanças foram um pedido dos clientes e contribuem para a segurança dos motociclistas. “As novas tecnologias inspiram mais confiança nos condutores e iniciantes, um dos principais públicos deste modelo”, completou Wood.
A Triumph Speed Twin 2025 deve chegar ao Brasil em meados de 2025, provavelmente no segundo trimestre do ano. O preço sugerido da nova geração é de R$ 56.990, um acréscimo de 4% sobre o valor do modelo anterior.
No exterior, a Speed Twin 900 terá três opções de cores: prata, preta e branca. A Triumph Brasil, contudo, ainda não definiu se todas irão para o Brasil.
* O jornalista viajou à Espanha a convite da Triumph