Volvo FH 540 é o Caminhão do Estradão no Prêmio Mobilidade 2023

O Volvo FH 540 é muito utilizado pelos transportadores que atuam no agronegócio. Foto: Divulgação Volvo

12/12/2022 - Tempo de leitura: 2 minutos, 29 segundos

O Volvo FH 540 foi eleito pelo time da redação do Estradão como o melhor caminhão do Brasil. Ou seja, o cavalo-mecânico foi o vencedor do Premio Mobilidade 2023.

Entre as virtudes do modelo estão o baixo consumo de combustível e as várias soluções de segurança e conectividade. Não por acaso, o modelo da Volvo é o caminhão mais vendido do Brasil há quase uma década.

Assim, neste ano foram 7.499 emplacamentos. Segundo dados da Fenabrave, que reúne as associações de concessionárias, mais de 60% das vendas são da versão com tração 6×4. Ou seja, voltada ao transporte rodoviário de longas distâncias. Sobretudo para operações com rodotrem e bitrem. Não por acaso, é o caminhão utilizado pelos transportadores que atuam no agronegócio.

Volvo FH lança tendências

O Volvo FH 540 tem motor D13 de 13 litros e seis cilindros em linha. A potência é de 540 cv a partir das 1.450 rpm e o torque, de 265 mkgf, surge às 1.050 rpm. A transmissão I-Shift, automatizada de 12 velocidades, é item de série. Em 2013 a Volvo  lançou essa caixa para a linha FH no Brasil.

A partir daí, a transmissão automatizada começou a ganhar espaço no País. Atualmente, esse tipo de câmbio está presente em quase todos os caminhões pesados à venda no mercado brasileiro.

Além disso, o Volvo FH ganhou, há mais de 12 anos, sistemas eletrônicos voltados à segurança ativa. Atualmente, o cavalo-mecânico tem sistemas como frenagem automática em caso de emergência, controle eletrônico de estabilidade e de permanência na faixa de rodagem. Porém, alguns desses recursos são opcionais.

Inovações

Além disso, o modelo sempre foi precursor em dispositivos para reduzir o consumo de diesel. Nesse sentido, uma das novidades é o chamado I-See. O recurso faz a leitura da estrada por onde o caminhão está trafegando. Assim, em conjunto com o navegador GPS, o câmbio “escolhe” automaticamente a marcha ideal de acordo com necessidade.

Para isso, cruza dados como velocidade, peso da carga transportada e topografia da pista. Inclusive na via à frente. Assim, pode acelerar ou reduzir a velocidade, baixar ou subir marcha sozinho. Ou seja, sem nenhuma interferência do motorista. Como resultado, proporciona a melhor eficiência do conjunto.

Além disso, a Volvo oferece itens focados na redução do consumo. Como o pacote aerodinâmico, com equipamentos que diminuem a resistência ao ar. É o caso de defletores laterais e de teto, por exemplo. 

Outra inovação está no para-lamas traseiro integral. Segundo informações da marca, essa solução reduz a  turbulência do ar que passa entre a cabine e o implemento. Já o para-lama dianteiro envolvente melhora a passagem de ar na região das caixas de roda.

Leia também: Fiat Fastback é o Carro do Jornal do Carro do Prêmio Mobilidade Estadão