Yamaha registra nova R15 no Brasil; veja o que muda

Mini esportiva também ganhou suspensão invertida na dianteira. Fotos: Yamaha

Há 3h - Tempo de leitura: 2 minutos, 52 segundos

A Yamaha registrou a patente da nova geração da mini esportiva R15 no Brasil. Os desenhos do modelo atualizado aparecem na última revista do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A nova Yamaha R15 traz, além de um design atualizado, novas suspensões e mais tecnologia.

Vendida no Brasil desde 2023, a R15 reforçou a aposta da Yamaha no segmento premium de baixa cilindrada. A mini esportiva chegou com especificações e acabamentos normalmente encontrados em modelo de maior cilindrada. Um bom exemplo é seu motor de 155cm³ com arrefecimento líquido e o câmbio de seis marchas.

Em sua mais recente atualização, já disponível nos mercados asiáticos desde 2024, a Yamaha R15 teve seu visual atualizado. Trocou os dois faróis na carenagem dianteira por um canhão de central e dois filetes, todos com LEDs, que funcionam como DRLs, ou seja, as daytime running lights, as tais luzes de iluminação diurna. As carenagens também ganharam vincos e linhas mais angulosas.

Dessa forma, a nova Yamaha R15 assumiu a mesma identidade visual de outros modelos esportivos da marca, como a R3, à venda no Brasil, a R7 e a R9, vendidas no exterior. Por aqui, a Yamaha comercializa ainda a versão anterior da mini esportiva.

O que mudou na nova R15

Embora tenha ficado mais moderna visualmente, a nova Yamaha R15 manteve a mesma base mecânica. Ou seja, um motor de um cilindro, 155cc, arrefecimento líquido e comando de válvulas variável.

Novo conjunto óptico
Suspensão invertida
Painel conectado
CArenagens novas

Na Índia, o monocilíndrico de quatro válvulas produz 18,4 cv de potência máxima a 10.000 rpm. A versão vendida atualmente no Brasil oferece 18,8 cv.

A novidade fica por conta do controle de tração. O sistema, presente até mesmo em scooters da marca, como a NMax 160, evita que a roda traseira derrape quando você acelera em pisos escorregadios.

A nova R15 manteve a embreagem assistida e deslizante, porém ganhou um quickshifter, sistema que permite trocar as marchas sem acionar o manete de embreagem, como opcional ou de série na versão mais sofisticada, chamada de R15M.

Outra novidade está nas suspensões. A exemplo de sua irmã R3, a mini esportiva de 155cc da Yamaha ganhou garfo telescópico invertido, na dianteira. A traseira manteve o monoamortecedor.

Vale destacar ainda o novo painel. Totalmente digital como o atual, o painel da nova R15 passa a oferecer conectividade com o app Yamaha Motorcycle Connect.

Nova Yamaha virá ao Brasil?

Apesar do registro da nova Yamaha R15 aparecer nas publicações do INPI, isso não significa, necessariamente, que o modelo virá ao Brasil. O registro de patentes também pode acontecer para proteger a propriedade intelectual do design e evitar cópias por parte de concorrentes em todo o mundo.

Entretanto, como a Yamaha já vende a antiga versão no mercado brasileiro desde 2023, espera-se que a marca também atualize o modelo por aqui em algum momento. Afinal, a R3 foi atualizada para esse ano e a R15 também deve ser atualizada em breve em nosso mercado. Em resumo, a nova Yamaha R15 deve sim chegar ao Brasil, mas ainda não se sabe quando.

Atualmente, a R15 é uma das esportivas mais vendidas do Brasil, com quase 6 mil unidades emplacadas até agosto deste ano. Seu preço sugerido é de R$ 23.290.