App 99 lança novo recurso para situações de risco ou emergência

De acordo com a empresa, apenas 0,004% das corridas realizadas pelo aplicativo apresentam incidentes graves, como roubos ou sequestros. Foto: Divulgação

03/02/2022 - Tempo de leitura: 3 minutos, 25 segundos

Em São Paulo e no Rio de Janeiro as corridas feitas pelo aplicativo 99, que conta com 750 mil motoristas cadastrados em todo o Brasil, agora contam com um novo recurso de segurança. Chamado de Patrulha 99, o serviço envia equipes especializadas que, em motocicletas ou carros, prestam apoio presencial para motoristas parceiros e passageiros em caso de emergência de segurança durante viagens pela plataforma. A funcionalidade está em fase de implementação em outras cidades do País. 

Na prática, o acionamento da Patrulha 99 é realizado pela central de segurança caso algum risco ou situação de emergência, tanto com os motoristas quanto com os passageiros, seja identificada pelo monitoramento de corridas em tempo real, que funciona com inteligência artificial. “O sistema verifica padrões de comportamento em chamadas suspeitas, ao analisar fatores como horário e duração da viagem, bem como histórico dos usuários”, explica a diretora de Segurança da 99, Tatiana Scatena. 

De acordo com a empresa, apenas 0,004% das corridas realizadas pelo aplicativo apresentam incidentes graves, como roubos ou sequestros. Em 2021, a 99 registrou redução de 23%, por milhão de corridas, nas ocorrências graves na plataforma.

A seguir, Tatiana Scatena fala com exclusividade ao Mobilidade Estadão para explicar o novo serviço de segurança. 

Central de segurança da empresa que aciona a Patrulha 99 e polícia

Como a Patrulha 99 funciona na prática?Tatiana Scatena: Por exemplo, identificamos que uma corrida estava com o tempo acima do previsto e o veículo estava parado há muito tempo no mesmo local. Após tentativas de contato sem sucesso com o motorista parceiro e com o passageiro, a Central notificou a polícia e acionou a Patrulha 99 mais próxima ao local para verificar o status da ocorrência. Ao chegar ao local, com todo o cuidado para não colocar nenhum dos usuários em risco, constatou-se que o veículo estava vazio e a equipe aguardou a chegada da polícia. Com a atuação das autoridades, constatou-se que o veículo estava parado em frente à casa do motorista que esqueceu de encerrar a última corrida. 


Como a 99 escolheu as empresas de segurança que apoiarão esse atendimento?
Scatena: Essas empresas possuem equipes de profissionais capacitados, alocados em diversas regiões do País, disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, com o objetivo de responder prontamente nossos chamados. A Patrulha 99 contará com moto e carro, incluindo diversos parceiros para termos maior abrangência de atendimento nas regiões para atuar com a maior agilidade possível. 

Como se dá o relacionamento com a polícia em caso de ocorrências mais violentas? 
Scatena: O serviço foi implementado para otimizar a cooperação das autoridades em casos de ocorrências. Antes mesmo do acionamento e deslocamento da patrulha para prestar suporte in loco, a polícia é imediatamente acionada e a Patrulha 99 prestará apoio a partir do fornecimento de informações durante a investigação, além de evitar crimes na plataforma. A 99 entra em contato com a polícia e abre uma pré-ocorrência com informações sobre a corrida pedindo apoio policial a ocorrência em via pública.

Há uma atenção especial às mulheres motoristas e passageiras?
Scatena: Dentre as funcionalidades, nossas inteligências artificiais Pítia e Atena identificam passageiras que estão em situações de maior risco e direciona a chamada para um motorista mais bem avaliado ou motorista mulher. Também contamos com um Rastreador de Comentários que analisa palavras e contextos relacionados a assédio para banir agressores e direcionar as vítimas para atendimento humanizado. Em 2020, fomos pioneiros na implementação do recurso 99Mulher, que permite que nossas motoristas parceiras possam optar por transportar apenas passageiras – que são avisadas que foi enviada uma motorista exclusiva para mulheres. O recurso está disponível nacionalmente. Temos ainda uma Central de Segurança, formada por mais de 150 profissionais especializados, incluindo mulheres capacitadas para o atendimento humanizado às nossas usuárias .