Curitiba é a primeira cidade a receber os testes da tecnologia de laser. Foto: Prefeitura de Curitiba/José Fernando Ogura
Curitiba começou a testar uma tecnologia inédita no Brasil para aumentar a segurança no trânsito: um sistema inteligente de travessia que utiliza sensores e laser para alertar motoristas sobre a presença de pedestres. O projeto-piloto foi instalado na Rua Petit Carneiro, no bairro Água Verde, e acompanhado pelo prefeito Eduardo Pimentel em julho.
Leia também: Conheça o Bonde Digital Urbano sem trilhos em fase de testes em Curitiba
Aliás, o equipamento é o primeiro do tipo na América Latina e funciona com energia solar. A capital paranaense foi escolhida para receber os testes pela sua vocação inovadora e pelo histórico de pioneirismo em mobilidade urbana.
De acordo com o superintendente de Trânsito de Curitiba, Bruno Pessuti, o sistema utiliza sensores ópticos para detectar a presença de pedestres na faixa. Assim que identificada a travessia, luzes amarelas piscam em seguida de um laser que ilumina os pés dos pedestres, ampliando a visibilidade para os motoristas.
“Isso faz com que o condutor perceba a presença do pedestre a longa distância, garantindo uma travessia mais segura”, explica Pessuti. A tecnologia busca ampliar a segurança especialmente de pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência visual, além de otimizar o fluxo de veículos e reduzir congestionamentos.
O prefeito Eduardo Pimentel destacou que a inovação contribui para a meta de “morte zero” no trânsito da cidade. “Essa tecnologia mostra aos motoristas que tem alguém atravessando a rua, através de um sensor que funciona por meio de energia solar, sustentável. O objetivo principal é salvar vidas e reduzir atropelamentos”, afirmou.
O diretor-geral da empresa húngara responsável pela tecnologia, Nagy László, explicou que o sistema ainda está em desenvolvimento na Europa. Porém, Curitiba é a primeira a receber os testes. A intenção é homologar a tecnologia na capital paranaense e expandir para locais com grande circulação de pedestres à noite, principalmente em pontos sem semáforo.
Conforme Pessuti, a cidade registrou 850 atropelamentos em 2024, número que reforça a necessidade de adotar soluções tecnológicas e educativas no trânsito.
Além do projeto-piloto com laser, desde março, 58 barras de LED foram instaladas em pontos estratégicos do centro da cidade. Sincronizadas com os semáforos, elas indicam com luzes verdes e vermelhas o momento adequado para atravessar. Dessa forma, funcionam como uma referência visual direta no chão.
Conforme a prefeitura, o investimento já ultrapassa meio milhão de reais e contempla cruzamentos como o da Visconde de Guarapuava com Alferes Poli e da Conselheiro Laurindo com XV de Novembro.
As barras de LED estão em áreas com grande fluxo de pedestres, como shopping centers e estádios de futebol. Entre os locais contemplados estão:
Leia também: Curitiba começa testes do primeiro ônibus biarticulado elétrico do País