O roubo e desvio de cargas afetam motoristas, transportadoras e embarcadores. E geram prejuízos, causando um problema de segurança pública no Brasil.
Para ajudar a reduzir os impactos que esse problema causa ao setor, plataformas de frete, aliadas às ferramentas de rastreamento e de geolocalização de motoristas vêm contribuindo para garantir mais segurança à operação de transporte.
Nesse sentido, a Fretebras, plataforma online de transporte de cargas, conseguiu reduzir o volume de fraudes entre 2020 e 2021, criando soluções de segurança.
Entre elas, a Fretebras triplicou o time de ouvidoria, canal oficial para que os usuários possam fazer denúncias e solicitar ajuda. Também criou um time exclusivo de prevenção à fraude, bem como lançou uma série de funcionalidades de segurança. Além disso, desenvolveu novas campanhas educativas para ajudar os motoristas a rodar de maneira mais segura.
Contudo, essas soluções impactam positivamente no negócio da transportadora, pois a empresa recebe mais garantias que a sua carga será transportada de uma maneira mais segura.
Aliado às soluções das plataformas de frete estão as ferramentas de rastreamento, bem como sistemas de geolocalização dos motoristas e veículos, para contribuir com essa segurança. Com o objetivo de aperfeiçoar ainda mais esses controles, a empresa diz que há um sistema de rastreamento sendo testado na nova plataforma.
Entre as montadoras também há novidades. Gerente sênior de vendas de marketing de peças de serviços da Mercedes-Benz, Erico Fernandes, explica que, quando todas as ferramentas de tecnologias são utilizadas em sua plenitude e interconectadas, é possível garantir segurança e boa performance no transporte.
Isso significa que uma plataforma de frete consegue trocar informações com o sistema de rastreamento e monitoramento do veículo. Bem como com o sistema de geolocalização.
“É possível conectar os dois sistemas e trocar informações. Por exemplo, o Fleetboard, da Mercedes-Benz, oferece informações sobre o caminhão, como geolocalização, cercas eletrônicas. Além da identificação do motorista e toda a parte de telemetria. E essas informações podem ser enviadas via API para a plataforma de frete”, explica Fernandes.
Além disso, dentro do caminhão, há a conexão entre o tacógrafo e a rede can do veículo. Dessa forma, assim que o motorista entrar na cabine, precisa se identificar para o tacógrafo, seja por meio de senha, número da CNH ou outros dados. Essa informação do tacógrafo é automaticamente enviada para a plataforma de monitoramento do caminhão e, depois, pode ser comunicada à plataforma de frete. A localização do motorista como do caminhão é feita em tempo real.
Vale lembrar que esse histórico, tanto do motorista como da rota, é um importante registro também para seguradoras e gerenciadoras de risco.
“Com esse histórico é possível identificar possíveis complexidades que, muitas vezes, não ocorrem por culpa do motorista, mas por causa da rota que ele faz. O que colabora para a plataforma de frete fazer toda a gestão de forma facilitada. Assim como a gerenciadora de risco avaliar o condutor e as seguradoras avaliarem os riscos envolvendo a carga”, diz Fernandes.
Nesse sentido, a plataforma de frete analisa o tipo da carga e seu valor de mercado, com o objetivo de quantificar a propensão à fraude de motoristas que estão prestes a realizar um frete. Importante ressaltar que todas as avaliações são realizadas respeitando as leis de proteção de dados.
Assessor de segurança da NTC&Logística, coronel Paulo Roberto de Souza, reconhece que o uso da tecnologia é de grande valia para a segurança na hora da contratação do frete. Mas criar relacionamento com quem está sendo contratado é de grande valia.
E, por causa desse relacionamento, o fundador e diretor da Natlog, Kleber Ferreira diz que 80% da sua operação de transporte é feita utilizando os motoristas cadastrados na plataforma Fretebras.
Os 20% restantes ele utiliza motoristas próprios. Estes, geralmente, fazem o transporte das cargas destinadas às regiões mais interioranas. Ou aquelas cargas que entram repentinamente e com prazos de entrega ajustados.
Contudo, o empresário explica que se sente seguro ao utilizar a plataforma porque ele consegue acompanhar todo o histórico do motorista cadastrado na plataforma. “Tudo começa pela avaliação. Funciona como os aplicativos de transporte. Quanto melhor a pontuação, significa que o motorista tem um bom histórico. E, além da avaliação, depois da validação da Fretebras, eu posso entrar em contato com o motorista e negociar”, diz.
Ferreira também contrata o motorista com base no tipo de mercadoria. Por exemplo, para cargas de alto valor agregado, ele busca condutores com quem já tem um relacionamento. É uma forma de garantir que a carga chegará no destino em segurança e no prazo.
A Fretebras está oferecendo um novo serviço aos seus clientes, com o objetivo de agilizar o processo na hora da contratação e aumentar a segurança para o empresário de transporte.
Antes, ao publicar uma carga na Fretebras, as transportadoras podiam escolher a opção “Validar motorista”. A partir daí, era necessário fornecer as cópias digitais dos documentos do motorista que pretendiam avaliar. Para depois a ferramenta fazer a análise do caminhoneiro, do veículo bem como o proprietário. Assim como da rota da carga, do tipo de mercadoria e do seu valor.
Agora, a plataforma de frete é quem realiza todo o processo de validação do caminhoneiro. Assim, quando o transportador vê o perfil do motorista na plataforma, já aparecem todas as informações, como prova de vida e biometria facial, fotos e dados da CNH, do CPF e o registro na ANTT.
De acordo com a Fretebras, as informações validadas pela plataforma são checadas em órgãos públicos para garantir que apenas motoristas verificados estejam cadastrados. Muito similar ao processo dos bancos.
Todo esse cuidado se traduz em ganhos de tempo e agilidade, pois a intenção é oferecer ao empresário de transporte um serviço no qual ele encontre um motorista de forma rápida, segura e eficiente.
Dessa forma, a Fretebras eleva sua oferta de serviço, já que, além de plataforma de oferta de cargas, passa a gerir os fretes de ponta a ponta.
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