Faixa de pedestres: Conheça a campanha que busca reduzir as mortes nas vias públicas de SP

Campanha será exibida em mídia externa na cidade de São Paulo, nesta primeira fase. Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
Fellipe Gualberto, especial para o Mobilidade
18/07/2024 - Tempo de leitura: 1 minuto, 30 segundos

O Detran-SP iniciou nesta terça (16 de julho) a campanha educativa “Toda faixa de pedestres é um sinal. Sinal de respeito” com o filósofo Clóvis de Barros Filho. O objetivo é incentivar o respeito à faixa de pedestre e diminuir o número de mortes de pessoas caminhando na capital paulista.

Leia também: Saiba como é calculado o tempo dos semáforos em São Paulo

A primeira parte da campanha contará com divulgação em TV, rádio, jornal impresso, mídia digital e mídia externa. Em seguida, em 8 de agosto (Dia Internacional do Pedestre), a população da capital contará com ações de conscientização nas ruas.

O rosto escolhido para ação, Clóvis de Barros Filho, é professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP). O pesquisador tem um canal no YouTube no qual fala sobre Ética, Filosofia e História.

Para saber mais sobre segurança viária acesso canal Maio Amarelo

Campanha focada nos pedestres

Nos últimos cinco anos, 33.531 acidentes na capital paulista envolveram pedestres. Por isso, o Detran-SP decidiu focar em campanhas que proporcionem mais seguranças para esse público.

“A faixa de pedestres representa não apenas um desafio para a integridade física e a vida, mas civilizacional. No dia em que todos respeitarem a faixa de pedestres, teremos alcançado um novo patamar de convivência entre os cidadãos”, afirmou o diretor-presidente do Detran-SP, Eduardo Aggio, no evento de lançamento da campanha.

A campanha exibe falas que incentivam a reflexão sobre o papel dos motoristas em um trânsito seguro. Por exemplo: “Civilidade é o respeito de um pelo outro. Pratique, respeitando a faixa de pedestres” e Motorista: pare antes de toda faixa. Inclusive daquelas que não têm sinal”.