Na última década, o uso de bicicletas compartilhadas cresceu 400%. Só na América Latina, existem mais de 45 mil bicicletas e 75 sistemas de bikes compartilhadas, operados em 13 países. Já o Brasil é o país com mais oferta de bike-sharing no continente, representando 33% do total.
Afinal, quais são as vantagens de usar bicicletas compartilhadas? Confira a seguir:
Em primeiro lugar, o aluguel de bikes abriu horizontes para quem não quer investir na compra de uma bicicleta, mas quer pedalar. Assim, se você não quer gastar ou não tem espaço para guardar uma bike no momento, essa é a opção ideal.
Além de economizar no preço de uma bike, o uso de bicicletas compartilhadas também pode te ajudar a gastar menos nos deslocamentos. Afinal, o valor pode ser muito mais baixo do que uma corrida de carro por aplicativo ou carro próprio, por exemplo.
Em alguns casos, alugar uma bicicleta pode ser muito mais rápido do que esperar por um ônibus, caminhar ou dirigir e enfrentar um congestionamento. Portanto, a praticidade também está entre as vantagens no horário de pico.
Para saber se o trajeto será mais rápido de bike ou de carro, uma dica pode ser utilizar um app que planeja viagens. O Google Maps, por exemplo, estima quanto tempo uma pessoa leva em cada modal.
Não são todos os lugares que possuem um estacionamento adequado para bikes. Sendo assim, a bicicleta compartilhada pode ser uma boa alternativa. Afinal, basta deixá-la em um ponto, que logo chega outra pessoa para alugar e continuar o trajeto com ela.
Já uma bicicleta particular pode ficar estacionada por todo o período e ser furtada. Deste modo, mesmo até quem possui uma bike pode optar por alugar para proteger o patrimônio, dependendo do destino para o qual pretende pedalar.
Os impactos positivos na saúde vão além da queima de calorias. Pedalar também contribui para o fortalecimento cardiovascular.
Além disso, quem pedala adquire músculos mais fortes e, dependendo da intensidade, ainda tem baixo impacto. As articulações também se fortalecem com o exercício.
Além dos benefícios físicos, pedalar também faz bem para a saúde mental. Afinal, melhora a qualidade do sono e inclusive previne doenças neurodegenerativas.