A maior parte dos paulistanos apoia a construção de mais ciclovias e ciclofaixas na cidade. É o que revela a pesquisa “Viver em São Paulo – Mobilidade Urbana”, lançada nesta semana e que ouviu 800 pessoas distribuídas em todas as regiões da capital.
LEIA TAMBÉM > Ciclovia apagadas: gestão Covas promete refazer ainda em setembro
Feito pelo Ibope por encomenda da rede Nossa São Paulo, o levantamento aponta que 82% dos paulistanos gostariam de ver mais vias para bicicletas. Entre os usuários de automóveis, o número chega a 78%.
A pesquisa também mostra que o número de apoiadores das políticas cicloviárias cresceu nos últimos anos. Em 2016, 68% dos paulistanos queriam ver mais faixas para bikes. No ano seguinte, eram 71%. Já em 2018, o registro foi de 78%.
“É uma clara tendência de apoio ao uso das bicicletas. Isso é um estímulo importante para a continuidade das políticas públicas que incentivem o modal” afirma Jorge Abrahão, coordenador geral da Rede Nossa São Paulo
Além das medidas de estímulo ao uso de bicicletas, a pesquisa também mostra um apoio significativo dos paulistanos a outras políticas públicas de mobilidade adotadas nos últimos anos.
A redução de velocidade, que em 2018 era aprovada por 51% dos entrevistados, passou agora a ser aceita por 56%. “A população percebe que medidas como o aumento de velocidade nas marginais, que geraram mais mortes, são errôneas. Reduzir velocidades é uma tendência no mundo e as pessoas estão tomando mais consciência da importância disso”, completa Abrahão.
Outras ações como a construção e ampliação de corredores e faixas de ônibus recebem apoio de 87%. Já a substituição de vagas de estacionamentos por áreas de uso público – como ampliação de calçadas – tem aprovação de 65% dos paulistano.
A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 19 de agosto com pessoas de 16 anos ou mais. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. Outras informações podem ser conferidas no link abaixo.