99 inicia desinfecção contra coronavírus para carros de motoristas

Desinfecção de carros de motoristas parceiros no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). Foto: Divulgação.

03/04/2020 - Tempo de leitura: 3 minutos, 3 segundos

A 99 iniciou um projeto piloto de higienização gratuita para carros de seus motoristas parceiros, começando pelos veículos localizados no bolsão de estacionamento do aplicativo no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

A tecnologia está sendo fornecida pela Aurratech, startup brasileira de soluções ambientais que desenvolveu um método conhecido como Fog in Place (FIP) para desinfecção de ambientes e superfícies. Nesse processo, é utilizado um produto chamado Peroxy 4D, que possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como desinfetante de superfícies em hospitais com ação comprovada contra vírus e bactérias. Sua fabricante, a Spartan, assegura o efeito da desinfecção da área interna do carro por até 72 horas.

A ação é válida para as categorias 99Pop e 99Comfort e está disponível de segunda a sábado, das 8h às 18h. A 99 informa que, provavelmente, haverá necessidade de agendamento online e, nesse caso, os motoristas serão avisados pelo aplicativo.

Nos três primeiros dias da iniciativa, que começou no dia 27 de março, foram higienizados mais de 600 carros de parceiros, 200 em média por dia. “A receptividade nos fez expandir a ação para outro ponto na capital paulista, o Shopping Metrô Santa Cruz e para outros Estados”, afirma Giuliano Russo, gerente de Operações da 99. Desde o dia 6 de abril, a ação também está acontecendo no Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte. Outras cidades devem receber a novidade ainda em abril.

Giuliano Russo, gerente de Operações da 99: “A desinfecção é muito efetiva, mas é importante lembrar que somente diversas ações juntas vão surtir efeito. Passageiros e motoristas devem continuar fazendo sua parte.”

Como é o processo?

O método, que irá auxiliar na prevenção dos motoristas que continuam trabalhando, já foi usado na Espanha contra a pandemia da covid-19, em hotéis, escritórios e bancos. A higienização dura cerca de cinco minutos e, no final, o motorista pode utilizar o carro normalmente.

Outras ações

A 99 vem adotando várias medidas para proteger a saúde de seus usuários e motoristas parceiros neste momento de pandemia. Entre elas:

  • Pagamento de ajuda financeira, em forma de doação, aos condutores diagnosticados com o novo coronavírus (covid-19) ou colocados em quarentena por uma autoridade médica. Também zerou, para este momento, a taxa de manutenção paga pelos condutores que possuem as câmeras de segurança instaladas nos carros.

Leia também: 99 e 99Food pagarão motoristas parceiros com Covid-19.

  • Além disso, a 99 participa do movimento #DistânciaSalva, com mais de 60 grandes marcas brasileiras. A campanha busca colaborar na conscientização sobre o contágio da doença e proteção aos mais vulneráveis. A empresa também segue enviando mensagens via aplicativo para passageiros e motoristas com dicas de prevenção.

99Food

Na 99Food, empresa de delivery com operação em Belo Horizonte, além dos entregadores parceiros contarem com seguro contra acidentes pessoais e poderem realizar entregas sem contato, eles poderão retirar, nas próximas semanas e gradualmente, kits contendo máscaras da categoria N95/FFP2 e álcool em gel 70% para higienização de mãos, bolsas e guidão.

Já os restaurantes, além da empresa não cobrar custo de ativação, continuarão a receber os pagamentos semanalmente para ajudar a criar uma fonte de fluxo de caixa mais confiável e imediata. Nas próximas semanas, os restaurantes parceiros receberão lacres de segurança para proteger os alimentos das partículas do ambiente durante o transporte.