Depois de a Uber lançar viagens de moto nas maiores cidades do Brasil, a 99 anunciou que também terá o 99 Moto em São Paulo e Rio de Janeiro. A empresa abriu, nesta segunda-feira (16/01), o cadastro para os motociclistas interessados em atuar na categoria moto. A modalidade, contudo, ainda precisa de autorização e regulamentação por parte da Prefeitura de São Paulo.
A categoria 99 Moto começou a operar no início do ano passado em nove cidades. Desde então, a categoria que oferece viagens de moto chegou a mais de 3 mil municípios. De acordo com a 99, a categoria Moto já é utilizada por mais de 1,3 milhão de pessoas.
“Estamos trazendo inovação e tecnologia para transformar o que é realidade, o transporte por motos, mas com segurança e conveniência adicionais”, diz Luis Gamper, Diretor de Duas Rodas da 99. No app, o serviço conta com mais de 50 ferramentas de segurança, incluindo seguro contra acidentes e orientações sobre proteção sobre duas rodas. Além disso, o uso do capacete é obrigatório, podendo ser fornecido pelo condutor ou levado pelo próprio passageiro.
Nos municípios onde atua, as viagens de moto da 99 oferecem uma possibilidade de complemento de renda para os motociclistas. Mas também significam economia de tempo e dinheiro aos passageiros. Segundo a 99, as viagens de moto custam entre 30 % e 40 % a menos do que o 99Pop.
Para a empresa, as viagens de moto chegam a locais, como vias estreitas ou íngremes, que não são atendidos por outros veículos. A modalidade também complementa a mobilidade até o transporte público.
A 99 afirma que irá dobrar sua aposta nas motos neste ano. Isso porque, segundo a empresa, a demanda pelos serviços 99Moto e 99 Entrega Moto cresceu mais de 50% nos últimos três meses, em comparação com o terceiro trimestre de 2022.
Em piloto nos últimos meses, o 99Entrega Moto oferece serviços de delivery de “última milha”. Até o fim de janeiro, o serviço estará disponível para empresas. A modalidade funcionará como um serviço de delivery voltado para pequenos, médios e grandes negócios.
“Os lançamentos refletem a estratégia da empresa, iniciada há um ano, de dobrar a aposta em soluções para duas rodas, o que amplia sua atuação em mobilidade de pessoas e produtos”, afirma o diretor de Duas Rodas da 99.
Embora tenha aberto o cadastro para motociclistas atuarem nas categorias moto e entregas de moto, a categoria 99Moto ainda não está operando em São Paulo e nem no Rio de Janeiro. Em São Paulo, o início das viagens de moto pelo aplicativo da Uber gerou polêmica. O prefeito Ricardo Nunes publicou um decreto suspendendo temporariamente o serviço.
De acordo com nota da Prefeitura de São Paulo, será criado um grupo de trabalho para discutir como a atividade pode ser oferecida de forma legal e com a maior segurança possível para todos os envolvidos. Apesar de o transporte privado individual de passageiros, ou seja, as viagens por aplicativo, estarem regulamentados pela lei federal 13.640/2018, a Uber afirmou que irá debater com as autoridades para construir um marco legal regulatório para a atividade.
Leia também: 99Moto é alternativa para economizar nas viagens