Nova função permite negociar o preço com motorista em aplicativo de mobilidade

Motoristas têm acesso às informações do passageiro e da viagem, durante negociação. Foto:
Redação Mobilidade
20/06/2023 - Tempo de leitura: 1 minuto, 58 segundos

Uma nova função do aplicativo de viagens 99 permite que passageiros e motoristas negociem o valor final do trajeto. Batizada de 99Negocia, ela está disponível em 196 municípios, mas ainda não tem previsão de chegar a cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

Leia também: 99Moto faz sucesso nas periferias após um ano no Brasil

O acordo entre motorista e passageiro começa a partir de um valor pré-definido pela plataforma. Esse preço pode ser aceito pelo passageiro, que também tem a opção de diminuir ou aumentar a quantia, diretamente no app. A diminuição máxima, de acordo com a empresa, é de até 10% do valor. O preço final no 99Negocia considera a distância e o tempo da corrida.

Ao mesmo tempo, o motorista pode oferecer uma contraproposta até 50% mais alta do que o valor oferecido pelo passageiro. Quando a negociação não tem consenso, o usuário pode solicitar outro carro.

“A vantagem é conseguir agilidade no embarque. Mas a negociação só funciona se for boa para todo mundo”, afirma Leonardo Japur, diretor de estratégia e novas categorias da 99. De acordo com Japur, o objetivo do serviço é oferecer mais flexibilidade para ambos os usuários.

Enquanto para os usuários abre a possibilidade de, por exemplo, conseguir carros mais rápidos pagando mais caro, para os motoristas pode significar um tempo menor entre uma corrida e outra.

Além da mudança de valor, os motoristas conseguem informações sobre o destino final e a avaliação do passageiro. Em uma corrida convencional, o motorista parceiro sabe apenas o valor e o tempo médio da viagem.

É importante reforçar que as viagens contratadas pelo 99Negocia não permitem mudanças de rota ou mesmo desvios durante o trajeto.

99Negocia nas cidades

Dentre as cidades em que a função já está disponível, estão Campinas e Presidente Prudente (SP), Boa Vista (RR), Ponta Grossa e Cascavel (PR), Governador Valadares e Uberaba (MG), Rondonópolis (MT), Campo Grande e Dourados (MS).

Em junho, de acordo com a plataforma, a modalidade será lançada em mais 36 cidades, entre elas Campina Grande (PB), Pato de Minas e Poços de Caldas (MG), Porto Velho (ES), Marília e Itapetininga (SP).

Leia também: Mobizap SP, Uber e 99: qual usar?