Ações contínuas geram novos comportamentos e atitudes

Além de cautela, a motorista Silvana dos Santos aprova recursos para viagens mais seguras. Foto: Divulgação 99
Patrícia Rodrigues
26/05/2021 - Tempo de leitura: 3 minutos, 47 segundos

O comprometimento com um trânsito seguro envolve todas as responsabilidades – do Poder Público, das empresas e dos cidadãos – para criar um sistema de mobilidade que estimule condutas positivas o ano todo. “Mudar de atitude não é ação do dia para a noite”, avalia Jaime Soares, diretor de Automóvel Porto Seguro e Itaú Seguros. “A grande maioria dos acidentes e os altos índices de congestionamento poderiam ser evitados com mais tolerância e gentileza.”

Em 2010, a Porto Seguro criou a campanha Trânsito+gentil para inspirar a cortesia e o respeito entre motoristas, passageiros, ciclistas, motociclistas e pedestres e tornar o trânsito melhor, mais seguro e com mais qualidade de vida. A ação chegou à versão aplicativo T+g (Trânsito+gentil), que, além de auxiliar na dirigibilidade, incentiva o usuário a ser um motorista mais consciente. “A gamificação é aliada importante para deixar a experiência no trânsito ainda mais leve, estimulando essa mudança comportamental por meio de incentivos e recompensas”, explica Soares.

A ferramenta é uma espécie de medidor de gentileza na direção, usando o GPS do celular: direção na madrugada, frenagem, velocidade e uso do celular ao volante são observados pelo app e geram um relatório com nota ao final dos percursos. O T+g concede, além de pontos trocados por prêmios, descontos de até 25% aos usuários, na contratação ou renovação do seguro auto, conforme o desempenho. Se o condutor tiver entre 18 a 24 anos, o desconto pode chegar a 35%. “Com quase 2 milhões de downloads, o app reflete o quanto o motorista está disposto a ser mais consciente e colaborativo.”

Direção responsável

Uma pesquisa da 99 mostrou que 46% das pessoas afirmam se sentir mais seguras contra acidentes de trânsito em transporte por app. Como as mulheres são consideradas as campeãs em segurança, a empresa lança a campanha “Mais Mulheres na Direção”, que engloba projetos e funcionalidades para trazer novas motoristas femininas à empresa.

Uma dessas ações é o Guia da Comunidade 99, que promove mensagens de responsabilidade no trânsito e de respeito às mulheres na plataforma. A categoria 99Mulher permite que motoristas parceiras optem por transportar apenas passageiras, além de outras funcionalidades de segurança, como: verificação dos passageiros por meio de CPF ou cartão de crédito, alertas de risco, compartilhamento de rotas com contatos de confiança e um botão para ligar direto para a polícia.

A motorista Silvana Ribeiro Gomes dos Santos, 51 anos e há três anos e meio na empresa, aprova a iniciativa. “Além de muita cautela nas ruas para evitar acidentes e proteger os mais vulneráveis, como pedestres, ciclistas e motoboys, uso todos esses recursos para garantir a minha segurança: não abro mão da câmera de monitoramento em tempo real, de conhecer os detalhes do itinerário, aceito pagamento somente no voucher e, agora, a opção de transportar apenas mulheres. Das clientes que andaram comigo, todas se sentiram mais aliviadas e protegidas, assim como eu”, conta.

A Tembici, líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, também realiza, no dia 27/05, às 18h, um evento online e gratuito para discutir o uso de bicicletas no Brasil como meio de transporte. “Precisamos, sim, de melhorias imprescindíveis para que todos façam a sua parte, garantindo que o maior sempre proteja o menor”, reforça Renata Rabello, gerente de planejamento urbano da empresa.

Atenção aos caminhoneiros

A Arteris, gestora de 3.200 quilômetros de rodovias nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, promove a carreta itinerante Estrada Viva. Entre 17 de maio e 18 de junho e passando por dez cidades em cinco estados, prestará atendimento aos caminhoneiros com ações sobre segurança, saúde e bem-estar, além de atividades de conscientização sobre o Programa Na Mão Certa, de combate e prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias. O programa é uma iniciativa da Childhood Brasil, com apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

Conheça mais alguns números:

  • 46% da população se sente mais segura no trânsito em veículos de aplicativo.
  • 82% acredita que “mais educação e responsabilidade” são as melhores maneiras de prevenir acidentes, contra 9% e 8%, que pede por punições mais duras e mais fiscalização, respectivamente.

Fonte: 99