movimentação nas ciclovias
Neste domingo, 30/11, a operação do programa Ruas Abertas volta a ser normal tanto na Avenida Paulista quando no bairro da Liberdade, que voltam a proibir o trânsito de veículos nas vias, abrindo espaço para lazer e passeio das pessoas. O fechamento da Paulista para veículos começa às 9h do domingo e vai até às 16h, quando a via passa a ser liberada novamente para veículos e ônibus.
Devido à estratégia operacional para facilitar o deslocamento dos candidatos do ENEM (dias 8 e 15 de novembro) e Fuvest (22 de novembro), a prefeitura abriu a Avenida Paulista para trânsito de veículos nesses respectivos finais de semana. Além disso, a CET fechou as ciclofaixas de lazer por toda a cidade.
As ciclofaixas de lazer também serão reativadas para bicicletas neste domingo. Segundo a prefeitura, são em torno de 120 km de ciclovias abertas.
Não há previsão por enquanto de repetir a operação especial para a segunda fase da Fuvest que ocorre nos dias 14 (domingo) e 15 de dezembro.
A Avenida Paulista tem extensão de 2,8 km começando na Praça Osvaldo Cruz até a Praça Cordeiro de Farias. Toda a avenida fica fechada no domingo com atrações artísticas e até feira de artesanato. Pontos turísticos incluem o MASP, Japan House e Casa da Rosas.
Leia também: Liberdade, bairro no centro de SP, é eleito um dos 25 melhores destinos turísticos do mundo
Além da Paulista, o bairro da Liberdade também fecha o trânsito para veículos e promove feiras de artesanato e uma feira gastronômica todo domingo. Pontos turísticos incluem o Museu da Imigração Japonesa, o Jardim Oriental e a Casa Lohan.
Segundo a CET, a cidade de São Paulo possui 743,3 km de ciclovias na cidade. Dentre esse montante, no domingo são estendidas 120 km de ciclofaixas de lazer que tomam uma faixa da via principal e expandem a capacidade de bicicletas que podem transitar na via.