Pessoa encosta o Bilhete Único no validador dentro do ônibus Foto: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo
Há 20 anos, o Bilhete Único, cartão utilizado para pagar a tarifa de ônibus na cidade de São Paulo, facilitou a vida de quem precisa se deslocar de ônibus pela capital paulista, já que não é mais necessário ter dinheiro no bolso para pagar a tarifa. Basta ter créditos suficientes no cartão. Dois anos depois, em 2006, veio a integração do Bilhete Único com o metrô e trens e urbanos, o que ampliou a oferta de modais de transporte da cidade e da região metropolitana.
Atualmente com 9,2 milhões de cartões ativos, segundo a SPTrans, fica claro que a facilidade de uso e conveniência são essenciais para quem utiliza o transporte público diariamente. E, com a chegada de novas tecnologias nos últimos anos, recarregar o Bilhete Único ficou ainda mais fácil e rápido.
Ainda segundo a empresa, há 37 postos autorizados em São Paulo, além de máquinas de autoatendimento encontradas em várias estações de metrô e terminais de ônibus. Para carregar os bilhetes também é possível usar aplicativos de celular que permitem recargas rápidas e seguras, sem precisar sair de casa.
Por isso, o Mobilidade Estadão preparou este miniguia que mostra como consultar o saldo e recarregar novos créditos com a facilidade que estes recursos oferecem. Também há orientações sobre o que fazer quando ocorre algum problema na hora de validar os créditos.
Leia também: Perdi o Bilhete Único: o que fazer?
Para comprar os créditos com agilidade e segurança há 15 aplicativos de empresas parceiras da SPTrans, além de dois bancos que oferecem o serviço aos correntistas.
Após a compra, normalmente, os créditos “caem” na hora ou, em alguns casos, pode demorar até 24 horas se o pagamento for feito por meio de cartões de débito, de crédito ou PIX. No caso de pagamento por boleto bancário o prazo é de três dias úteis.
Confira, a seguir, em quais aplicativos é possível comprar os créditos do Bilhete Único.
O Rede Ponto Certo é o único aplicativo que consulta o saldo por aproximação através da tecnologia NFC (abreviação para Near Field Communication, ou Comunicação de Campo Próximo, em tradução livre). É a mesma tecnologia usada em aplicativos de carteiras digitais, como Apple Pay (para iPhone) e Carteira do Google (para sistema Android).
Para saber se tem se seu celular tem suporte ao NFC no Android, acesse o item “Configurações”. Depois vá para o menu “Conexões”, depois em “NFC e Pagamentos Sem Contato”, ou frase similar.
Se for pelo iPhone, a tecnologia vem ativada de fábrica desde o IPhone 6. Para ativá-la, vá em “Central de Controles” Para as versões acima do IPhone X, a opção é habilitada automaticamente.
Outra forma de verificar se seu aparelho possui NFC é pelo manual do celular ou pelo site do fabricante, na parte de Especificações.
No PicPay, você pode fazer a recarga utilizando o saldo de sua carteira ou o cartão de crédito do PicPay. Confira o passo a passo:
Para quem usa o aplicativo do Banco Inter, também você pode fazer a recarga utilizando o saldo de sua conta. Confira o passo a passo:
Além dos aplicativos citados, veja outras opções para comprar seus créditos:
⚠️Importante: Nem todos os aplicativos têm disponíveis todos os tipos de recarga. Consulte os sites acima para mais esclarecimentos.
Às vezes, após o processo de compra, podem ocorrer alguns erros como debitar o valor escolhido e não cair o crédito ou ir até um carregador em um ônibus e não transferir os créditos para o cartão de transporte.
Se ocorrer alguma situação, por exemplo, do valor ser debitado, mas não foi transferido para o cartão de transporte ou algo similar, a alternativa é procurar o atendimento on-line ou por telefone destes aplicativos para checar se houve algum erro sistêmico. Localize por “Fale conosco” ou “Atendimento”.
Agora, se você comprou seus créditos do Bilhete Único pelos aplicativos e não conseguir carregar nos ônibus que possuem os carregadores de cor vermelha, a SPTrans afirma que os muitas vezes, os veículos passam por áreas onde pode haver uma zona de sombra.
Com isso, o sinal de conexão diminui e afeta a recarga momentaneamente, voltando a funcionar em locais com conectividade maior. Pode acontecer também alguma falha nas próprias máquinas de recarga em algum terminal de ônibus ou estação de metrô.
Sendo assim, a melhor forma para resolver o problema é dirigir-se a um dos postos de atendimentos da SPTrans espalhados por vários bairros da cidade de São Paulo e apresentar um documento com foto para verificar a falha. Os postos funcionam 06h às 22h. Confira:
Além destes, consulte os outros Postos de Venda e Atendimento. Se você é de outra região, ligue para a CPTM nos números: 0800 055 0121 (das 5h às 22h – sábado, das 6h às 18h) ou pelo número 0800 011 0156 (Atendimento 24h).
Com informações do Banco Inter e PicPay.
Leia também: Bilhete do Estudante 2025: saiba como fazer o seu ou revalidar o anterior