No final de 2018, a BMW Motorrad introduziu a estratégia de sucesso da gama de modelos M para sua linha de motos. Também passou a oferecer equipamentos especiais e itens de desempenho da sua divisão esportiva para alguns modelos de motocicletas desde então. Agora, depois da superesportiva M 1000 RR e da naked M 1000R, a marca alemã apresentou a nova M 1000 XR, o terceiro modelo M da BMW Motorrad.
O lançamento não chega a ser uma surpresa, pois a BMW havia revelado um protótipo do modelo há alguns meses. Com uma potência de 202 cv, peso a seco de 223 kg e suspensões topo de linha, a nova BMW M 1000 XR é uma verdadeira moto aventureira esportiva. Afinal, promete conforto para longas viagens na estrada e esportividade para voltas rápidas na pista.
Baseada na S 1000 XR, que não é mais vendida no Brasil, a nova M 1000 XR também usa um motor de quatro cilindros em linha derivado da S 1000 RR. Com arrefecimento líquido e comando de válvulas variável, o tetracilíndrico produz 202 cv de potência máxima a 12.750 rpm, 31 cv a mais do que a S 1000 XR. O torque máximo de 11,5 m.kgf chega aos 11.000 giros.
De acordo com a BMW, a rotação máxima do motor da M XR é 14.600 rpm. Capaz de fazer de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos, a nova aventureira esportiva também traz uma relação final mais curta. Além disso, as 4ª, 5ª e 6ª marchas também são mais curtas em comparação com a S 1000 XR.
Além do motor e da suspensão retrabalhada, a aerodinâmica também teve atenção especial no desenvolvimento da aventureira esportiva da linha M. A nova M 1000 XR traz as famosas winglets (asas) como as motos de corrrida, nas carenagens laterais. De acordo com a BMW, o objetivo é alcançar tempos mais rápidos na pista e melhor estabilidade em altas velocidades. Para se ter uma ideia, as asas da M 1000 XR fornecem uma downforce aproximadamente 12 kg a 220 km/h.
A suspensão e o chassis da nova M XR baseiam-se na S 1000 XR e no seu quadro em alumínio. Entretanto, a versão M possui garfos invertidos com tubos de 45 mm de diâmetro, na dianteira. Os garfos têm os sistemas hidráulicos e de amortecimento separados. Outra característica do modelo é o ajuste eletrônico da suspensão, chamado de Dynamic Damping Control (DDC).
Para parar a aventureira esportiva, a BMW adotou freios da linha M, desenvolvidos nas pistas do Campeonato Mundial de Superbike. Juntamente com dois discos de 320 mm de diâmetro, o sistema tem pinças radiais e representa o que há de melhor em termos de freios.
As rodas, de 17 polegadas, são construídas em alumínio forjado. Como parte do pacote M Competition, o consumidor pode optar pelas exclusivas rodas de fibra de carbono.
Na parte eletrônica, além de vários modos de pilotagem, controle de tração e anti-wheeling, etc., a inovação é o Brake Slide Assist. O sistema permite que o piloto freie de derrape nas curvas com um deslizamento constante. O Brake Slide Assist, contudo, só deve ser usado em pistas fechadas. Afinal, pilotar perigosamente é infração de trânsito que pode levar a suspensão da CNH.
Toda essa exclusividade tem preço: nos Estados Unidos, a nova BMW M 1000 XR custa quase 30 mil dólares, ou seja, 150 mil reais. Porém, infelizmente, a BMW não comercializa seus modelos crossover, como a S 1000 XR e a F 900 XR. O que nos leva a crer que a M 1000 XR não deve vir ao País.
Motor: 4 cilindros, 999 cm³
Câmbio: Seis marchas
Transmissão final: Por corrente
Potência: 202 cv a 12.750 rpm
Torque: 15,2 mkgf a 11.000 rpm
Peso a seco: 223 kg
Preço: US$ 29.995 (R$ 150.471) nos Estados Unidos