faixa de pedestres em Campinas_foto prefeitura de Campinas
A cidade de Campinas, localizada a 90 km de distância da capital paulista, começou a testar um novo recurso que aumenta a visibilidade da faixa de pedestres. Ativada em 24 de setembro em frente Centro de Convivência Cultural, localizado no bairro Cambuí e local com grande fluxo de pessoas, a tecnologia usa alertas luminosos integrados a feixes de laser para aumentar a segurança de pedestres.
De acordo com a Prefeitura Municipal de Campinas, durante o dia a presença de pedestres é sinalizada por alertas luminosos. Já a noite, contudo, feixes de laser iluminam a travessia, tornando a faixa mais visível para os motoristas.
O projeto é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Campinas, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a empresa húngara VisibleCrossing. De acordo com a prefeitura, o protótipo do projeto foi implantado sem custos para os cofres públicos.
Com a instalação, Campinas se tornou o primeiro município do Estado de São Paulo e o segundo do Brasil a receber a tecnologia, que já é utilizada na Europa.
A iniciativa também está em uso em Curitiba (PR). “Campinas já é referência em inovação e agora é pioneira no estado ao receber essa tecnologia que promove a segurança e protege a vida dos pedestres, sem custos para o município nessa etapa”, afirmou o prefeito Dário Saadi.
O projeto-piloto, contudo, será testado por cerca de seis meses no local. Assim, durante esse período, os resultados serão avaliados para uma possível expansão do projeto em Campinas.
O funcionamento o recurso é simples: durante o dia, leds de alerta nas torres que chamam a atenção dos motoristas à distância.
Já durante a noite feixes de laser são projetados diretamente sobre a faixa, formando um campo luminoso orienta os condutores em tempo real.