Carreira de Niege Chaves, do grupo MobiBrasil, foi eleita com a mais inspiradora em mobilidade urbana
Niege Chaves, Francisco Christovam (presidente da NTU), Paula Faria (criadora do Parque da Mobilidade Urbana) e Marcus Brier (diretor de Comunicação Stellantis)
Karolina Von Sydow 26/06/2023 - Tempo de leitura: 5 minutos, 15 segundos
O planejamento e a realização de boas práticas em mobilidade urbana são essenciais para a qualidade de vida nas cidades. Com o objetivo de reconhecer e premiar iniciativas e pessoas que promovem uma mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva, a Plataforma Connected Smart Cities (CSC), a consultoria Urucuia – Inteligência em Mobilidade Urbana e o Portal Mobilidade Estadão lançaram, neste ano, a 1ª edição do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana.
Esta categoria reconhece pessoas que se dedicaram ou se dedicam em prol da mobilidade urbana sustentável, inclusiva e segura. O profissional indicado para concorrer ao prêmio deverá ter no mínimo 10 anos de dedicação ao setor e registrar contribuições significativas para o avanço da agenda da sustentabilidade, inclusão e/ou segurança viária, bem como tenha contribuído para enfrentar os desafios contemporâneos.
Nesta primeira edição do Prêmio do PMU, a trajetória de carreira da profissional Niege Chaves foi reconhecida como a mais inspiradora em mobilidade urbana. Na década de 90, ela iniciou seus trabalhos nas áreas de transporte e mobilidade urbana.
Atualmente, atua como VP do Grupo Mobibrasil, que reúne empresas de transporte público de passageiros com operações no Recife, em São Paulo e Sorocaba, e é sócia fundadora do Cittamobi, aplicativo de soluções tecnológicas para a mobilidade, onde coordena uma equipe de cerca de 5 mil funcionários, com mais de mil ônibus nas ruas transportando aproximadamente 550 mil pessoas por dia.
Vencedora
A Niege Chaves, Vice-Presidente do Grupo Mobibrasil foi a premiada na categoria carreira inspiradora em mobilidade urbana.
“Quero agradecer minha família que acreditou na minha ousadia. Mobilidade é tudo. Tech é tudo. Tech é pop. Obrigada por acreditarem nessa história.”
Menções honrosas
A primeira menção honrosa foi dedicada ao senhor Antonio Filosa que possui uma trajetória de 25 anos de atuação no setor automotivo. Atualmente, Filosa é o presidente da Stellantis para a América do Sul, empresa que busca liderar a forma como o mundo se move e aspira tornar-se a melhor empresa de mobilidade sustentável e acessível, trabalhando com metas para atingir regionalmente a descarbonização e eletrificação da mobilidade.
No Brasil, Antonio Filosa desenvolveu a plataforma BIO-ELECTRO. O sistema articula, em torno da Stellantis, um grande conjunto de parcerias estratégicas, com universidades, centros de pesquisa, fornecedores e startups, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento e implementação de novas soluções de motopropulsão e de descarbonização da mobilidade. A liderança de Antonio Filosa é crucial para implementar a plataforma no país, que reforçará a promoção da mobilidade urbana sustentável, inclusiva e acessível, do ponto de vista econômico, social e ambiental.
A segunda menção honrosa foi dedicada ao senhor Francisco Armando Noschang Christovam, Presidente executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). Atua, desde 1989, como consultor em políticas públicas, no planejamento estratégico e em modelos de gestão, defendendo inovações em contratos de concessão do transporte coletivo, aplicabilidade do marco legal dos transportes públicos, entre outras ações.
A terceira menção honrosa foi dirigida ao senhor Ailton Brasiliense Pires, presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), primeira associação no Brasil a reunir especialistas de diferentes segmentos relacionados à mobilidade urbana. Com isso, atua, há quase 46 anos, como incentivadora de debates técnicos e de discussões de políticas públicas para o setor de mobilidade. Defende políticas de descarbonização e práticas mais sustentáveis na prestação de serviço de transporte coletivo à população.
Além de defender programas de segurança no transporte, com redução de acidentes e óbitos no trânsito, incentivo ao uso da mobilidade ativa (visando o bem-estar dos pedestres, melhores condições de acessibilidade, expansão do uso da bicicleta, gestão eficiente de trânsito, aplicação de questões equitativas, de gênero, no transporte) e fomento à eletromobilidade com uso de fontes limpas e renováveis, entre outros aspectos.
A quarta e última menção honrosa foi dirigida ao senhor Joubert Flores, Engenheiro eletricista e Presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), com mais de 40 anos de experiência no modal de transporte sobre trilhos. Uma trajetória marcada pela gestão, por ações estratégicas e pelo controle de processos e liderança para maior valorização do setor metroferroviário, como estratégico para a conquista de uma mobilidade mais inovadora, inclusiva e sustentável, a partir do avanço da gestão e operação regular de transporte público sobre trilhos no Brasil.
Jouber também já atuou, durante 20 anos, no Metrô Rio, como gerente de manutenção e diretor de Engenharia.
1ª edição do PMU 2023
O Prêmio Parque da Mobilidade Urbana tem a missão de reconhecer iniciativas que, através do uso de soluções tecnológicas e inovações, criaram ações transformadoras no setor e resultaram em melhorias e avanços dos segmentos do transporte público e de logística urbana, da gestão do trânsito, da mobilidade ativa e da segurança viária.
O concurso recebeu mais de 220 inscrições de iniciativas, divididas em 8 categorias de avaliação, das quais foram selecionadas 5 finalistas por categoria e após nova avaliação, foram definidas as premiações e menções honrosas, por um comitê de votação composto por 4 jurados.
Categorias de avaliação
Iniciativas em favor da mobilidade sustentável (Categoria Pública e Privada)
Iniciativas que inovam e transformam (Categoria Pública e Privada)
Iniciativas em favor da segurança viária
Iniciativas em favor da mobilidade ativa
Carreira Inspiradora em Mobilidade Urbana
Mulheres que Inspiram na Mobilidade Urbana
A premiação aconteceu em 23 de junho, durante o evento Parque da Mobilidade Urbana, no Complexo do Pacaembu, em São Paulo, e contou com representantes do setor público, privado e de organizações que buscam a transformação da mobilidade urbana no país.