A Carteira de Trânsito Digital (CDT) ultrapassou mais de 50 milhões de downloads no Brasil. Isso porque o aplicativo (app) da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) permite ao motorista ter acesso a documentos e outras funcionalidades diretamento do celular.
Leia também: Credencial de estacionamento para idoso já pode ser emitida pelo celular
Após atualizações e novas funcionalidades, a CDT chega em 2025 com uma cartela de opções para o condutor, sobre o veículo e infrações de trânsito.
A CNH digital é um documento com validade em todo Brasil e pode ser utilizada como identificação. Sobretudo, o motorista consegue exportar o documento com assinatura digital, o que equivale a uma cópia com autenticação em cartório. Somado a isso, o documento fica disponível mesmo offline.
A versão eletrônica do documento veicular, o CRLV, também está na CDT. Desde 2020, o CRLV passou a ser 100% digital. Mas ainda é possível utilizar o documento em papel, com a impressão da versão online. Uma vez que a autenticidade do documento é garantida por um QR Code incluso.
Com Carteira Digital de Trânsito, o motorista pode emitir a autorização de transferência de veículo por meio eletrônico (ATPV-e). Portanto, não é necessário ter que ir ao cartório para reconhecimento de firma. Entretanto, o comprador precisa ir ao Detran para realizar a vistoria e finalizar a transferência.
O Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) permite aos órgãos autuadores de trânsito enviar notificações de infrações, informativos, comunicados e documentos em formato digital. Além disso, os motoristas e proprietários de veículos que fazem a adesão ao sistema podem obter o desconto de até 40% no pagamento das multas de trânsito.
O SNE já abrange todas as autuações ocorridas em vias federais, todos os Detrans do País e mais de mil órgãos autuadores municipais. Porém, só se permite o abatimento do valor para os motoristas que reconhecem a infração e, portanto, não vão recorrer.
A CDT envia avisos de que está próximo o vencimento da CNH, bem como do exame toxicológico (para condutores das categorias C, D e E). Assim como notifica recall do veículo com orientações sobre como entrar em contato com o fabricante e as providências necessárias para a resolução.
A CDT também permite o acesso a credencial de estacionamento digital aos condutores habilitados, como idosos e pessoas com deficiência (PCD).
Por fim, última atualização da CDT é a possibilidade de identificar motoristas infratores. Para fazer isso, o proprietário do veículo deve seguir as seguintes instruções:
Após a indicação, o condutor infrator deve receber um aviso no sistema e ser questionado se aceita ou recusa a indicação. Dessa forma, se aceitar, o aplicativo gerará um código para assinatura eletrônica e o enviará para o celular do condutor. Porém, a indicação de infrator só é possível entre pessoas físicas.
1) Procure “CDT” na loja de aplicativos de seu celular;
Para baixar via sistema Android: clique aqui.
Para baixar via sistema iOS: clique aqui.
2) Preencha o cadastro com as suas informações do gov.br;
Após o cadastro, você receberá um link no e-mail informado.
Caso prefira, também é possível realizar o cadastro no Portal de Serviços da Senatran.
3) Acesse o link enviado para o e-mail cadastrado para ativar sua conta;
4) Inclua sua CNH com o QR Code que está no verso do documento;
Para conseguir incluir seus documentos dentro da Carteira Digital de Trânsito, sua CNH precisa ter sido emitida a partir de maio de 2017.
Leia também: Buzinar é infração?