O planejamento e a realização de boas práticas em mobilidade urbana são essenciais para a qualidade de vida nas cidades. Com o objetivo de reconhecer e premiar iniciativas e pessoas que promovem uma mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva, a Plataforma Connected Smart Cities (CSC), a consultoria Urucuia – Inteligência em Mobilidade Urbana e o Portal Mobilidade Estadão lançaram, neste ano, a 1ª edição do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana.
Esta categoria reconhece iniciativas inovadoras e disruptivas que transformaram algum componente do ecossistema da mobilidade urbana, atingindo resultados positivos em termos de eficiência, segurança e/ou inclusão social. Os projetos englobam soluções digitais, plataformas, uso de dados e tecnologia, infraestrutura inovadora, desenho urbano disruptivo, uso de sensores, etc.
Neste ano, o Case Goiânia – Goiânia e região metropolitana (GO) – foi premiado como iniciativa que possibilitou melhorias e acessibilidade no transporte público, trazendo ainda segurança para a administração da frota. Uma das soluções implantadas foi a nova forma de pagamento via cartão bancário (crédito/débito) sem a necessidade de contato com o aparelho apenas aproximando-o no validador, aumentando assim as opções que o passageiro tem para utilizar o transporte público.
Outra solução foi o cartão família, que favorece o melhor usufruto do transporte público coletivo aos sábados, domingos, feriados nacionais e municipais de Goiânia, mediante ao pagamento de uma passagem única. Para ajudar tanto os empregados quanto os empregadores foi criado também o passe livre do trabalhador, possibilitando aos funcionários das empresas a liberdade de utilizar a rede de transporte público em todos os dias do mês, inclusive finais de semana e feriados, além de um desconto médio de 20% para os empregadores que fizerem um plano de assinatura mensal de compra de créditos transporte público.
E para finalizar, a iniciativa ainda engloba a meia tarifa. A solução consiste em um benefício social no valor de R$ 2,15 para a população que utiliza o transporte coletivo na região metropolitana de Goiás. Todas essas soluções foram implantadas a partir do uso do software e tecnologia desenvolvido pela Prodata Mobility Brasil, líder em Sistemas Inteligentes para o Transporte Público.
O João Ronco, Presidente da Prodata Mobility, recebeu o prêmio na categoria iniciativas privadas que inovam e transformam pelo Case Goiânia.
“Esse prêmio não seria possível sem a colaboração do pessoal que apostou na Prodata. Goiânia tem tudo de melhor hoje no Brasil. Agradeço por estar aqui”.
O aplicativo também estimula o uso da bicicleta pelo bolso, recompensando o ciclista por cada km pedalado a partir da comercialização de créditos de carbono gerados. Antes do aplicativo ser lançado, o potencial de impacto do JoinBike já foi amplamente reconhecido no Brasil e no mundo. Em 2022, o JoinBike se tornou o primeiro projeto da história do Instituto Federal do Paraná (IFPR/Campus Colombo) a ser selecionado para ser apresentado nas melhores universidades do mundo (Harvard e MIT).
Nos últimos dois anos, o programa já destinou cerca de 150 mil reais para 7 projetos desenvolvidos por coletivos, associações e organizações sem fins lucrativos da sociedade civil, que lutam por uma mobilidade mais sustentável e, sobretudo, que fomentam o uso da bicicleta nas periferias e/ou para pessoas em vulnerabilidade social.
O Prêmio Parque da Mobilidade Urbana tem a missão de reconhecer iniciativas que, através do uso de soluções tecnológicas e inovações, criaram ações transformadoras no setor e resultaram em melhorias e avanços dos segmentos do transporte público e de logística urbana, da gestão do trânsito, da mobilidade ativa e da segurança viária.
O concurso recebeu mais de 220 inscrições de iniciativas, divididas em 8 categorias de avaliação, das quais foram selecionadas 5 finalistas por categoria e após nova avaliação, foram definidas as premiações e menções honrosas, por um comitê de votação composto por 4 jurados.
A premiação aconteceu em 23 de junho, durante o evento Parque da Mobilidade Urbana, no Complexo do Pacaembu, em São Paulo, e contou com representantes do setor público, privado e de organizações que buscam a transformação da mobilidade urbana no país.