Linhas 11, 12 e 13 têm contrato de concessão à iniciativa privada assinado
O contrato de concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, que atendem as zonas leste, Alto Tietê e Guarulhos, foi assinado nesta quinta-feira, 22. As três linhas entrarão, em 60 dias – quando o contrato passa a ter efeitos legais –, em fase pré-operacional. É o período de transição entre a atuação da CPTM e da nova empresa, com duração de 12 meses. Portanto, a mudança, de fato, só ocorrerá em julho de 2026.
Leia também: Linha 11-Coral volta a operar sem interrupção entre estações Suzano e Jundiapeba
O Lote Alto Tietê, que inclui a concessão das três linhas e o Serviço Expresso Aeroporto, prevê a construção de dez novas estações, reformas em outras 24 e a reconstrução completa de quatro. Além disso, haverá ampliação em mais de 20 km nos trilhos.
A Linha 11–Coral passará por uma ampliação até a Estação César de Sousa, em Mogi das Cruzes, com a implantação de uma nova parada. A Linha 12–Safira passará a ir até Suzano, enquanto a Linha 13–Jade chegará aos bairros de Gabriela Mistral, na zona leste da capital, e Bonsucesso, em Guarulhos.
Quando iniciar a fase operacional, em julho de 2026, a CPTM continuará acompanhando e supervisionando as linhas por mais 12 meses. Assim, só após esse período a estatal deixará, completamente, de atuar nos trechos.
Os estudos realizados pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) do governo do Estado apontam que, com as melhorias, as linhas vão transportar 1,3 milhão de passageiros por dia até 2040. A Secretaria divulgou, além disso, que o contrato prevê redução dos intervalos de saída dos trens nas estações.
Na Linha 11–Coral, o intervalo será, assim, de 3 minutos entre Palmeiras-Barra Funda e Suzano, e de 6 minutos entre Suzano e Cesar de Sousa. A linha terá também ampliação do serviço, até a Barra Funda.
Na Linha 12–Safira, nesse sentido, o intervalo entre Brás e Itaquaquecetuba passará de 5 para 3 minutos e 15 segundos, e entre Itaquaquecetuba e Suzano, de 10 para 6,5 minutos. A extensão da linha será de 2,7 km até Suzano.
Na Linha 13–Jade, o intervalo passará a ser de 10 minutos. O ramal será ampliado até Bonsucesso, com 15,6 km de novos trilhos. O Expresso Aeroporto passará a operar com viagens a cada 30 minutos no horário de vale e a cada 1 hora nos horários de pico