Confira 10 curiosidades sobre o Metrô do Rio de Janeiro

Inaugurado em 1979, o metrô da capital fluminense contabiliza mais de 4,1 bilhões de embarques realizados. Foto: Divulgação MetrôRio

07/09/2023 - Tempo de leitura: 4 minutos, 12 segundos

Com 54,4 km de extensão, o Metrô da cidade do Rio de Janeiro transporta, todos os dias, em torno de 650 mil passageiros. Sob concessão da empresa MetrôRio há 25 anos, o sistema , que opera três linhas, tem algumas peculiaridades. Saiba algumas delas a seguir.

1. O sistema metroviário do Rio de Janeiro, inaugurado em 1979, soma de 4,1 bilhões de embarques realizados desde então, com recorde durante as Olimpíadas de 2016, com 1,1 milhão de embarques no sistema metroviário. Ele está há 25 anos sob a concessão da empresa MetrôRio, conta com 54,4 km de extensão e é formado por 41 estações.

2. O túnel entre as estações São Conrado e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca é o maior túnel de todos os metrôs do mundo. No total, são 5 quilômetros de extensão.

Passagem subterrânea que liga São Conrado a Jardim Oceânico-Barra da Tijuca tem 5 km e é considerado o maior túnel de metrô do mundo. Foto Divulgação MetrôRio

3 – Cada uma das composições do metrô do Rio de Janeiro pesa 240 toneladas e conta com seis vagões cada uma, rodando a uma velocidade média de 70 km/h. Para demonstrar como o metrô é uma opção mais sustentável para o meio ambiente, uma composição, comportando 1.800 pessoas, retira das ruas cerca de 900 carros com dois ocupantes.  Menos poluente que automóveis ou ônibus com motores a combustão, o metrô retira centenas de veículos das ruas todos os dias, contribuindo dessa forma com a redução das emissões de gases poluentes e que contribuem para o efeito estufa.

4 – A estação Cardeal Arcoverde tem uma exposição de arte instalada na estrutura entre as vias, que os passageiros podem conferir de dentro dos trens, enquanto viajam.

5 – O sistema metroviário da cidade carioca conta com cerca de 2 mil câmeras de monitoramento, distribuídas nas 41 estações do sistema, composições e vias. Desse total, 167 ficam nos acessos às estações. Além disso, há outras 132 bodycams (ou equipamentos acoplados aos uniformes dos funcionários), que são utilizadas pelos agentes de segurança nas abordagens e interação com clientes durante as ocorrências no sistema metroviário. A concessionária possui ainda um Centro de Controle que monitora em tempo real as imagens captadas pelas câmeras de segurança.   
 

6 – O MetrôRio foi o primeiro modal na América Latina a adotar a tecnologia NFC (Near Field Communication) com integração tarifária entre o metrô e ônibus do Metrô na Superfície (MNS), na América Latina. O pagamento por aproximação no sistema metroviário, em que a bandeira Visa foi pioneira, começou em abril de 2019. De acordo com a empresa, até o momento já são mais de 27,3 milhões transações feitas por aproximação nas 41 estações do sistema e nas linhas de ônibus do MNS. O recorde histórico foi no Carnaval deste ano, com o maior registro de pagamentos por aproximação no domingo (19/02/23), com 163 mil embarques feitos por meio de NFC.   

7 – Como os trens operam dia a e noite, a manutenção acontece durante a madrugada no Centro de Manutenção do MetrôRio, com intervenções preventivas e programadas. Neste período, estações, túneis e vias também são inspecionados por outras equipes que, com apoio do Centro de Inteligência de Manutenção (CIM), fazem reparos e correção de trilhos utilizando um carro especial de controle e manutenção, além de checagem nos sistemas de energia, sinalização, ventilação, bilhetagem, equipamentos de acessibilidade e a limpeza em todo o sistema metroviário.

Manutenções nos trens acontecem de madrugada. Foto: Divulgação MetrôRio

8 – A presença feminina é grande no MetrôRio: são 27 mulheres condutoras e outras 19 estão em curso de formação para que possam conduzir. A empresa conta com o Programa de Jovens Aprendizes exclusivo para mulheres lançado em julho de 2021 para estudantes de 18 a 21 anos. Mais de 40 jovens foram selecionadas. Este ano, o projeto ganhou o Prêmio UITP 2023, realizado pela União Internacional de Transportes Públicos (UITP).

9 – O MetrôRio conta com o projeto Palco Carioca, que consiste em espaços reservados para apresentações musicais em 12 estações ddesde 2016, que acontecem das 9h às 20h, exceto feriados. Mais de 11,5 mil shows já foram realizados nesses locais.  

10. Desde o mês de agosto, Metrô também passou a oferecer a compra da passagem por QR Code para validação nas catracas, tecnologia viabilizada pela parceria com a RecargaPay. Os clientes que optam por essa modalidade também recebem1% de cashback em cada compra.

Leia também: Transporte público: passageiros do MetrôRio já podem comprar passagens por QR Code