Primeiras unidades do carro voador poderão ser encomendadas ainda em 2025. Foto: Divulgação/AltoVolo
A startup britânica de mobilidade aérea avançada, AltoVolo, lançou o Sigma, novo projeto de carro voador compacto e silencioso. Com um motor de 1.608 hp, a aeronave de decolagem e pouso na vertical (eVTOL) é híbrida. Portanto, permite maior versatilidade ao usuário, um dos motes do projeto.
Leia também: Bike elétrica com entrada USB-C recarrega bateria com carregador de celular; conheça
A ideia da AltoVolo é entregar um veículo mais independente de infraestruturas públicas para os consumidores que desejam voar trajetos de curta e média duração. Conforme a empresa, as primeiras encomendas iniciam em julho deste ano.
Batizado de Sigma, a aeronave promete ser 80% mais silenciosa que helicópteros. Além disso, o tamanho e design compacto permitem que o piloto estacione com facilidade em garagens comuns.
Aliás, o carro voador tem capacidade para três passageiros, ou até 270 kg. Em relação à autonomia, a AltoVolo divulgou que no modelo híbrido chega a 820 km e no modo elétrico 418 km. Dessa maneira, o Sigma pode atingir 3.050 metros e velocidade máxima de 467 km/h. Por outro lado, em viagens de longa duração, a empresa informou que a velocidade média chega a 354 km/h.
A princípio, os quatro jatos do veículo são reclináveis e o carro voador pode funcionar mesmo com falha de um deles. Ademais, para garantir a segurança, o Sigma é equipado com um paraquedas balístico.
De acordo com a startup, o design e engenharia do Sigma foram validados pelo Dr. Richard E. Brown, da Sophrodyne Aerospace, uma autoridade em aerodinâmica. Por fim, a AltoVolo também conta com o apoio da Ansys, que fornece ferramentas de simulação para equipes de Fórmula 1.
Leia também: ‘Cavalo robô’: novo conceito de mobilidade da Kawasaki utiliza motor a hidrogênio