Na sexta-feira (15/09), o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) anunciou uma série de medidas que têm como foco melhorar a segurança viária da capital paulista, além de agilizar o processo para quem está tirando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O anúncio abriu a Semana Nacional do Trânsito, que ocorre tradicionalmente neste mês de setembro e envolve diversos órgãos.
“Obtivemos redução dos óbitos decorrentes de acidentes de trânsito de maneira geral (veja números abaixo), marcando um avanço signitificativo em segurança viária. Até mesmo os acidentes com motociclistas foram reduzidos em 4.1%, demonstrando a eficácia da Faixa Azul” disse Ricardo Aggio, diretor presidente do Detran-SP. Confira, a seguir, as principais alterações anunciadas.
Segundo a autarquia, o Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito, o Infosiga SP, está sendo reestruturado para fazer análises mais aprofundadas das informações de São Paulo. O investimento foi de R$ 9 milhões, e inclui o uso de inteligência artificial.
Assim, espera-se que o sistema passe a coletar, tabular e apurar dados de trânsito, além de fornecer subsídios técnicos e análises das informações sobre sinistros com vítimas fatais e não fatais, ajudando a definir, inclusive, políticas públicas
Ela tem como mote ‘A vida está sempre em trânsito. No trânsito, escolha a vida’, e será acompanhada de ações educativas durante toda a semana. Seu conceito, de acordo com o órgão, é a conscientização de que as pessoas assumem diversos papéis no tráfego, como motorista, passageiro, pedestre, entre outros. “É, também, um convite para que toda a sociedade reflita sobre suas responsabilidades”, disse Aggio
A partir do próximo dia 30, quem se matricular para tirar a Carteira Nacional de Habilitação só terá a opção de fazer de forma eletrônica a prova escrita sobre legislação de trânsito, além da avaliação das noções de primeiros socorros.
A mudança foi feita no próprio dia 15/09, mediante assinatura de uma Portaria Normativa, que visa dar agilidade e aumentar a eficiência dos serviços. “Diminuir a burocracia e promover uma transformação
digital são dois pilares do trabalho que tem sido feito. Atualmente, 80% das renovações de CNH são feitas de forma online”, afirma o diretor-presidente do Detran-SP.
O Detran-SP afirma que, nos próximos dias, será assinada uma parceria com a Fundación Mapfre para que seja implementado um programa de educação para o trânsito na rede municipal das cidades paulistas, dirigido a alunos da pré-escola e do ensino fundamental.
Trata-se do “Educação viária é vital”, que já existe e irá incluir, com a parceria, a disciplina de educação para o trânsito como obrigatória na grade curricular.