Detran
Com a digitalização, o acesso aos serviços de trânsito agora é feito via celular, como mostra pesquisa realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), em que 54% das pessoas agora visitam o órgão pelo aparelho de telefone móvel. Os outros 46% de acessos digitais são realizados por computador.
Devido a 76 dos 109 serviços do Detran-SP serem disponíveis de forma totalmente virtual, isso é, sem a necessidade de presença física do usuário, o uso do smart phone torna a vida do usuários mais fácil. Isso evita deslocamentos e filas. Entre os serviços mais procurados estão consultas de débitos e restrições, conferência de pontos da CNH, licenciamento e transferência de veículos.
Leia também: GWM estreia na COP-30 primeiro barco a hidrogênio da América Latina
Serviços como a Liberação Instantânea de Veículos (LIVE) é um dos que podem ser realizados de forma totalmente digital. A LIVE permite a quem teve o veículo apreendido por infração de trânsito recuperá-lo instantaneamente, economizando, assim, diárias de estadia no pátio.
Outro serviço cômodo para o usuário é a Transferência Digital de Veículos (TDV), em que é possível entregar o documento da moto ou carro usado com o nome do comprador em segundos.
O órgão ganhou uma nova plataforma em maio deste ano o que facilitou também o uso via celular dos serviços oferecidos. No site o usuário consegue filtrar já na primeira página qual o serviço que está procurando e realizar a busca na plataforma.
O Departamento Estadual de Trânsito de SP é o maior do País, respondendo por quase 28% de toda a frota veicular do Brasil. Ou seja, cerca de 35 milhões de veículos registrados e mais de 25 milhões de motoristas habilitados. Em média, o Detran-SP emite, mensalmente, 400 mil novas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Por dia são emitidos aproximadamente 136 mil documentos.