Os curitibanos retornarão às urnas neste domingo, 27, para definir as eleições municipais de 2024. A disputa do segundo turno está entre Cristina Graeml (PMB) e Eduardo Pimentel (PSD). Pimentel, que é vice-prefeito da capital paranaense desde 2017, também já foi Secretário de Estado das Cidades do Paraná.
Leia também: 10 propostas de Cristina Graeml (PMB) para a mobilidade urbana de Curitiba
Analisamos o Plano de Governo 2025-2028 do candidato para saber mais sobre os projetos propostos para mobilidade urbana de Curitiba. Ao longo das 78 páginas do documento, o candidato reserva um espaço para discutir os planos para desenvolvimento do deslocamento na cidade, como a melhoria da circulação viária, promoção de um transporte público integrado e ampliação da eletromobildiade.
Confira abaixo dez das propostas do candidato para a mobilidade urbana de Curitiba:
De acordo com o plano de governo, a proposta de desenvolvimento da eletrificação da frota de ônibus é pré-requisito para a nova concessão dos serviços de transporte. Junto com eletrificação da frota, o candidato também propõe ações para a redução da tarifa, como a implantação de novas centralidades de transporte. Com a mudança, a gestão esperar poder reduzir custos operacionais e a racionalização de linhas, refletindo na passagem final para o cidadão.
O programa de ampliação da frota de ônibus elétrico também prevê a substituição, ao longo dos anos de gestão, dos ônibus que operam as linhas expressas e diretas. A proposta inclui as linhas que operam na zona central de tráfego.
A ampliação segue as orientações e metas estabelecidos no Plano de Ação Climática (PlanClima), que propõe ações para a cidade alcançar a neutralidade das emissões de carbono até 2050.
O programa de tarifa social do candidato estabelece a utilização das receitas extra orçamentárias para custear as passagens para cidadãos em busca de emprego. A proposta também inclui 50% de desconto nas passagens aos domingos e feriados. O projeto não fala sobre tarifa zero ou passe livre integral para todos os moradores da cidade.
Desde janeiro deste ano, o transporte público de Curitiba já conta com um sistema de biometria facial nos validadores dos veículos. Em seu plano de governo, Pimentel afirma que pretende finalizar a implantação deste sistema e adicionar novas tecnologias na bilhetagem do transporte. A proposta não detalha quais serão as novas tecnologias implantadas.
De acordo com o plano de governo do candidato, já está em desenvolvimento um estudo de viabilidade para a implantação de um Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), na linha entre Curitiba e o Aeroporto de São José dos Pinhais.
Pimentel também sugere uma nova lei do táxi verde. De acordo com o projeto, a lei deve ampliar a modernização do serviço, permitindo a locação de veículos elétricos para motoristas. O esboço indica que motoristas terão isenção de outorga em segundo carro elétrico.
Para o BRT Leste-Oeste, também conhecido como Ligeirão Leste-Oeste, Pimentel propões obras de requalificação em algumas regiões da cidade. As obras incluem manutenção de pavimento no Centro, nos bairros Cristo Rei, Capão da Imbuia, Cajuru, CIC, Campo Comprido, Mossunguê, Campina do Siqueira e Bigorrilho.
As propostas do plano da gestão para as intervenções viárias voltadas para a mobilidade ativa não são específicas. De acordo com o texto, o candidato pretende dar prioridade ao transporte público e à mobilidade ativa com ampliação da malha cicloviária e de novas calçadas. O documento, entretanto, não sinaliza quais as regiões que devem receber essa nova malha.
De acordo com o documento, o candidato pretende implementar um sistema de integração de modais via aplicativo. A Plataforma MaaS (Mobilidade como Serviço, em tradução livre da sigla) oferecerá ao cidadão opções de escolha do tipo de modal de transporte para o deslocamento, junto com a definição do percurso e a composição de tarifas, por exemplo.
O plano de governo promete a construção de três novos terminais na cidade, o Terminal Capão da Imbula, no bairro de mesmo nome; Terminal Caiuá, no bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC); e o Terminal CIC, também na CIC. Além disso, ele também propõe a reconstrução e requalificação do Terminal Hauer e do Terminal Campina do Siqueira.
O projeto menciona uma série de intervenções na cidade para desenvolvimento geral da mobilidade, como a criação do binário da Estação São Pedro. Conforme o projeto, o binário poderá melhorar a ligação dos bairros Capão Raso e Xaxim, entre as Regionais Pinheirinho e Boqueirão. O projeto fala de mais cinco binários, um trinário de viadutos e duas trincheiras.
Pimentel também promete impulsionar o sistema de transporte público na Região Metropolitana com integração de outros modos de deslocamento entre as cidades. O candidato também quer dar continuidade para a pista exclusiva do transporte de Curitiba até Fazenda Rio Grande, a 28 km da capital.