Os paulistanos irão as urnas no dia 27 de outubro para votar no segundo turno das eleições municipais. Dentre os candidatos à prefeitura, está Guilherme Boulos (PSOL), que atualmente é deputado federal por São Paulo. Quando o tema é mobilidade urbana, Guilherme Boulos se compromete com programas como a expansão da tarifa zero e criação de novos corredores de ônibus expresso (BRT).
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Confira 10 das propostas do concorrente e conheça alguns dos planos de Guilherme Boulos para a prefeitura de São Paulo.
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A criação de novos corredores exclusivos para ônibus, prática conhecida como BRT, é uma das prioridades de Guilherme Boulos para mobilidade urbana. Ele explica que planeja tornar realidade projetos previstos no Plano Diretor da cidade.
As faixas exclusivas para o modal seriam estabelecidas em Aricanduva, Radial Leste (trechos 1, 2 e 3), Miguel Yunes, M’Boi Mirim, Celso Garcia, Itaim-São Mateus (Perimetral Leste), Norte-Sul e Perimetral Bandeirantes (Bandeirantes – Tancredo – Salim Farah Maluf).
Atualmente, a cidade de São Paulo conta com 424 ônibus elétricos, sendo que 201 destes são trólebus e 223 unidades são veículos com baterias embutidas. Vale lembrar que a meta para 2024 era substituir pelo menos 20% da frota, equivalente a 2.600 unidades. Ou seja, a realidade ficou bem abaixo da meta.
Em seu plano de governo, Boulos estabelece o objetivo de “tornar 50% da frota de ônibus [de São Paulo] elétrica ou híbrida”. Esse número representaria cerca de 6.500 veículos sem emissão circulando na capital paulista.
Por fim, o documento ainda informa que o candidato planeja “investir na renovação dos ônibus e dos veículos utilizados pela Prefeitura, incentivando combustíveis limpos e renováveis”.
De forma superficial, o candidato se compromete com a expansão da Tarifa Zero em São Paulo. No plano de governo, consta apenas que o aumento deve ocorrer “de maneira gradual, com responsabilidade fiscal e garantindo a frota adequada e a qualidade do transporte”.
O candidato planeja fomentar o uso de carros que não emitem poluentes em São Paulo. De acordo com o plano de governo: “Vamos ainda incentivar a aplicação da Lei 15.997 para promover a política de incentivo ao uso de carros elétricos ou movidos a hidrogênio”.
Essa lei municipal prevê descontos no IPVA de veículos elétricos ou movidos a hidrogênio nos cinco primeiros anos que o proprietário possuir o automóvel. Ao mesmo tempo, a lei também abre possibilidade para a Secretaria Municipal de Transportes permitir a exclusão desses veículos do rodízio.
Os motoristas de aplicativos em plataformas como Uber ou 99 são foco de uma proposta do plano de governo do candidato. O documento cita a criação de “unidades de apoio aos trabalhadores de aplicativo em todas as regiões da cidade. Serão espaços com banheiro, copa equipada para esquentar marmitas, água, café, área de descanso e ponto de recarga para celulares”.
Ao mesmo tempo, “o local também contará com postos de assistência ao trabalhador, tais como consultoria jurídica, assessoria administrativa e financeira e orientações sobre microcrédito”.
O Transporte Escolar Gratuito é um programa da Prefeitura de São Paulo que fornece condução de casa para escola sem custo para crianças de até 11 anos que não conseguiram vagas em escolas até 1,5 km de suas residências. O capítulo sobre mobilidade do plano de governo de Guilherme Boulos prevê ampliar o número de crianças atendidas.
Para as pessoas de São Paulo que andam a pé, Guilherme Boulos promete “investimentos contínuos em calçadas e faixas de pedestres através de uma estrutura de governança inovadora que coordenará ações das diversas secretarias”.
O plano de governo do candidato ainda cita “melhorias na arborização e no mobiliário urbano”, com o intuito de estimular caminhadas na capital paulista. No entanto, a proposta não exibe detalhes como locais e valores de investimento.
Quando o assunto é segurança viária, Guilherme Boulos afirma que criará “um programa contínuo para reduzir as mortes no trânsito, melhorando a infraestrutura das vias, em conjunto com ações de educação no trânsito”.
Ainda neste tópico, o plano de governo afirma que o candidato irá “ampliar o programa de faixas exclusivas para motos”. No entanto, não há nenhuma indicação de quantos quilômetros são planejados para as estruturas de Faixa Azul.
Sem fixar uma meta em quilômetros, o candidato se compromete em “expandir, com planejamento e consulta, a rede cicloviária”. Ao mesmo tempo, Guilherme Boulos também afirma que irá “viabilizar bicicletários integrados ao sistema de transporte coletivo e ampliar o programa de bicicletas compartilhadas”.
Como solução para os problemas de lotação e longas esperas nos ônibus, Guilherme Boulos propõe “adotar todas as ferramentas previstas no atual contrato, como a ampliação do controle e da fiscalização sobre o serviço e a remuneração das empresas por viagem realizada, além de estabelecer tempos de intervalos máximos”.
Por fim, o candidato ainda afirma que fará uma auditoria nos contratos entre concessionárias de ônibus e a Prefeitura. O objetivo é “dar transparência aos termos dos contratos” e melhorar a qualidade do sistema.