A ViaMobilidade iniciou obras com IHS Brasil, uma empresa de infraestrutura em comunicação, para instalar um sistema de cobertura de sinal de telefonia e fornecer 4G na linha 5-Lilás. O projeto teve início em abril e tem como objetivo proporcionar conexão de celular e internet para as 12 das 17 estações da via que ainda não possuíam.
Atualmente, apenas a estação Campo Belo está recebendo obras para permitir o acesso dos passageiros à internet. A concessionária prevê que em um prazo de 12 a 18 meses todas as outras estações da linha também possam ter sinal.
Leia também: Linguagem simples: Linha 5-Lilás promove comunicação acessível para Pessoas com Deficiência
Até o momento, apenas a operadora de telefonia Vivo demonstrou interesse em usar a infraestrutura para fornecer sinal 4G na linha 5-Lilás. No entanto, uma vez que as antenas estiverem instaladas, será possível que outras empresas também as usem.
A linha 5-Lilás possui 17 estações, 12 delas subterrâneas e sem sinal de internet e telefone, o que gera 12 km sem sinal de celulares. Em média, 5.75 milhões de passageiros usaram a via em abril.
Por fim, a segunda parada de metrô mais profunda de São Paulo, 41.5 metros abaixo da terra, está nessa via e é a estação Santa Cruz.