As Linhas 4-Amarela e 5-Lilás do metrô agora contam com um aplicativo para acesso aos bicicletários das suas estações. O Bicicletário Digital, como ficou conhecido, auxilia na consulta dos espaços disponíveis para estacionamento das bicicletas. Atualmente, 13 estações das duas linhas contam com locais exclusivos para os modais.
Leia também: 4G na Linha 5-Lilás: Via Mobilidade fecha parceria para fornecer sinal de internet
Disponível para iOS e Android, a plataforma monitora cerca de 1,1 mil espaços para ciclistas deixarem suas bikes. Para usar o aplicativo, inicialmente, o passageiro precisa realizar um cadastro a partir de um formulário. Depois disto, é necessário ir a uma Sala de Supervisão Operacional (SSO) da estação escolhida para apresentar um documento com foto para a retirada do lacre de segurança. O lacre dá acesso a todos os bicicletários disponíveis nas duas linhas.
De acordo com a ViaMobilidade e a ViaQuatro, o ciclista ainda precisa ter sua própria corrente e cadeado, para maior segurança do modal. O tempo máximo de permanência no espaço reservado é de quatro dias. Após esse período, a bicicleta será retirada e guardada pela ViaQuatro/ViaMobilidade por até 60 dias. As empresas informam que, caso isso aconteça, o ciclista deverá agendar a retirada pelo canval da Central de Atendimento no número 0800 770 7100.
As 1.188 vagas disponíveis estão distribuídas nas duas estações. Na Linha 4-Amarela, por exemplo, os bicicletários estão presentes nas estações Vila Sônia (92 vagas), São Paulo-Morumbi (80 vagas), Fradique Coutinho (86 vagas) e Butantã (149 vagas). A estação Pinheiros (117 vagas) está prevista para fim de julho.
Já na Linha 5-Lilás, há bicicletários nas estações Alto da Boa Vista (100 vagas), Borba Gato (84 vagas), Brooklin (30 vagas), Campo Belo (144 vagas), Eucaliptos (92 vagas), Moema (68 vagas), AACD-Servidor (36 vagas), Hospital São Paulo (30 vagas) e Santa Cruz (80 vagas).
O embarque de bicicletas nas estações pode acontecer entre segunda e sexta-feira, das 10h às 16h, e das 21h até o fechamento do sistema. Aos sábados, domingos e feriados, não há restrições de horário.
Os ciclistas devem ficar nos últimos vagões dos trens, onde há mais espaço. De acordo com as empresas gerenciadoras do serviço, os donos das bicicletas devem manter-se afastados das portas dentro do trem, para evitar o fechamento ou obstrução da entrada e saída dos demais passageiros.