Estação Palmeiras-Barra Funda, que faz parte do Mapa de Transporte Metropolitano. Foto: Divulgação/Metrô
A nova versão do mapa do metrô e dos trens de São Paulo atualizou a rota de três linhas do serviço do transporte público metropolitano. A mudança inclui as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral.
Em agosto, a linha 11-Coral iniciou a operação assistida até a Barra Funda. Durante a mesma semana, as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, também passaram a ter a estação Palmeiras-Barra Funda como novo terminal.
Além das novas conexões, a estação Palmeiras-Barra Funda já integra o Expresso Aeroporto, a linha 3-Vermelha do metrô e linha 8-Diamante de trens metropolitanos. A parada também faz conexões com os terminais de ônibus municipais, intermunicipais e interestaduais.
Leia mais: Número de passageiros de trem e metrô no País desacelera e transporte individual cresce em 2025
Com a mudança na linha 11-Coral, a CPTM espera beneficiar os passageiros do Alto Tietê e da zona leste, com um trajeto mais prático para zona oeste da capital. Da mesma maneira, com as alterações na linha 7-Rubi e 10-Turquesa, a estação Palmeiras-Barra Funda se torna um ponto de integração em direção a Jundiaí ou Rio Grande da Serra.
A operação da linha 7-Rubi também passou a ser responsabilidade da empresa TIC Trens, com supervisão e orientação da CPTM até o dia 26 de novembro.
O novo contrato responsabiliza a TIC Trens pela operação, manutenção e modernização da Linha 7-Rubi de trens metropolitanos, além do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC) e do TIM (Trem Intermunicipal).