Estação Varginha: rocha faz CPTM adiar entrega

Nova data de entrega é segundo semestre desse ano. Foto: Divulgação/CPTM

20/05/2024 - Tempo de leitura: 1 minuto, 50 segundos

A CPTM adiou a entrega da Estação Varginha, na linha 9-Esmeralda, novamente ao encontrar uma rocha não prevista durante as obras. Inicialmente, o projeto previa a entrega da estação para o primeiro semestre de 2023. O novo prazo definido pela empresa é para o segundo semestre de 2024.

Em comunicado para o Estadão Mobilidade, a companhia afirmou que devido a uma “rocha localizada durante a construção e que não estava prevista no projeto, a CPTM reviu a previsão de entrega da Estação Varginha, atualmente operada pela ViaMobilidade, para o segundo semestre de 2024”.

Leia mais: Estações Morumbi e Jurubatuba da Linha 9-Esmeralda passam a ter nomes de marcas

A Estação Varginha deve receber 50 mil passageiros por dia. Sendo que 46 mil devem vir por meio da integração com linhas de ônibus da SPTrans e 4 mil passageiros serão da região próxima.

Atualmente as obras na Estação Varginha estão focadas na “construção do acesso oeste, que irá melhorar o fluxo de passageiros”, de acordo com a CPTM. Ao mesmo tempo, a estação também contará com o Pátio Varginha, área destinada para o estacionamento, manobra e lavagem dos trens.

Por fim, um terminal rodoviário com ligação a Estação Varginha também deve ser entregue até o primeiro semestre de 2025.

Expansão da Linha 9-Esmeralda

Em seu relatório de empreendimentos de maio deste ano, a CPTM afirma que a expansão da linha 9-Esmeralda “vai propiciar acessibilidade e melhor mobilidade para a população da região sul do município de São Paulo, acessando todos os centros de serviços da metrópole”.

A empresa prevê que o aumento de 4.5 km da Linha 9-Esmeralda vai beneficiar cerca de 800 mil habitantes e aumentar para 110 mil por dia o número de passageiros da via.

Atualmente, o pacote de expansão já entregou dois viadutos e a estação Bruno Covas/Mendes-Vila Natal.

A CPTM no momento também realiza obras na Subestação Mendes, “que fornecerá energia para todo o sistema da extensão da Linha 9-Esmeralda. Já foram realizadas readequações viárias e remanejamento da rede elétrica da região”.