Pessoas desempregadas em São Paulo têm direito à viagens gratuitas nos serviços de transporte público da cidade. A Credencial para Trabalhadores Desempregados permite que os passageiros utilizem o transporte da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e Metrô.
Para acessar o benefício das viagens gratuitas, os interessados precisam estar desempregados há, pelo menos, 30 dias. A credencial também não é válida para pessoas sem emprego há mais de 180 (equivalente a cerca de seis meses). O documento tem validade de 90 dias não renováveis e é intransferível. Para acessar o transporte, além de apresentar a credencial, os passageiros precisam estar com a carteira de trabalho em mãos.
A credencial pode ser emitida somente na estação Palmeiras-Barra Funda, da CPTM. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para cadastrar, o passageiro precisa apresentar um documento oficial com foto, CPF e carteira de trabalho. O último precisa constar a baixa do último emprego e recisão do contrato de trabalho.
Leia também: Cartão Fidelidade: veja como pagar passagem mais barata na CPTM e no Metrô
De acordo com a CPTM, o número de pessoas beneficiadas com a emissão da Credencial em 2023 subiu 9% em comparação com os dados de 2022. Ao todo, foram emitidas 24.446 mil credenciais, equivalente a 2 mil cartões entregues por mês, em média. Em nota, a CPTM informa que 591.887 mil embarques ocorreram com a gratuidade do desempregado. No ano anterior, em 2022, a CPTM emitiu 22.376 credenciais e realizou 539.508 embarques com a credencial.