Enem 2024: confira as capitais com transporte público gratuito nos dias de prova

Ao menos sete cidades irão oferecer algum tipo de operação especial com reforço de frota ou ampliação de horários. Foto: Divulgação/PMR

Há 5 dias - Tempo de leitura: 7 minutos, 45 segundos

O Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) acontece nos dias 3 e 10 de novembro. A prova é uma das etapas de admissão à educação superior e é aplicada em todo o Brasil. Para garantir o deslocamento dos estudantes para os locais de prova, algumas capitais irão disponibilizar transporte público gratuito durante a realização do exame.

O exame está dividido entre dois domingos, com uma semana de intervalo entre uma prova e outra. Ao longo do primeiro dia, os estudantes devem responder questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e escrever uma redação. No domingo seguinte, é aplicada a prova de Ciências da Natureza e Matemática.

O fechamento dos portões está programado para as 13h, com encerramento da prova previsto para as 19h, no dia 3 e às 18h30, no dia 10.

Veja quais capitais devem oferecer transporte gratuito e como acessar o benefício:

São Paulo (SP)

Desde dezembro de 2023, os ônibus da capital paulista oferecem o serviço do Domingão Tarifa Zero. O programa garante gratuidade aos domingos para todos os usuários, com ou sem o cartão de transporte da cidade.

Leia também: Domingão Tarifa Zero em São Paulo subiu uso de ônibus em 33%

O governo do Estado de São Paulo também informou que garantirá gratuidade nos transportes sobre trilhos e ônibus intermunicipais. A gratuidade vale para todos os passageiros que embarcarem nas datas de aplicação do exame, entre as 9h e 21h, em todas as Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo.

De acordo com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), a CPTM e o Metrô terão trens reservas de prontidão em pontos estratégicos, em caso de necessidade de reforço do sistema. O quadro de funcionários de atendimento nas estações também terá mais trabalhadores. Os ônibus da EMTU seguirão o cronograma habitual de domingo, com possibilidade de expansão a depender da demanda.

Campo Grande (MS)

Estudantes e candidatos que vão realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos dias 3 e 10 de novembro de 2024 (domingo) em Campo Grande, podem contar com a gratuidade subvencionada do transporte público coletivo municipal.

Em Campo Grande (MS), os estudantes poderão utilizar o transporte público de maneira gratuita para realizar a prova. O benefício é garantido pelo Decreto n.º 15.718/2023, que regulamenta o passe de estudante gratuito para os participantes do Enem e nos vestibulares das universidades públicas da capital, em dias de prova presencial.

De acordo com o texto, os estudantes precisam acessar o link do Consórcio Guaicurus e realizar o cadastramento com a cópia comprovante de inscrição do exame e a cópia frente e verso do cartão de transporte, por exemplo. Após isso, a isenção garante duas passagens gratuitas (ida e volta) para o local da prova e a residência, em ambos os dias de exame.

Salvador (BA)

Em Salvador e Lauro de Freitas, os inscritos no Enem poderão utilizar, de forma gratuita, o sistema metroviário. De acordo com o Governo da Bahia, os estudantes precisam apresentar o comprovante de inscrição e o documento de identidade com foto ao embarcar no veículo.

Além disso, os inscritos no Enem que moram em áreas distantes dos principais centros urbanos também terão acesso gratuito aos locais de prova. Conforme o órgão, serão disponibilizados ônibus para o deslocamento e kits com água e lanche para esses estudantes.

Maceió (AL)

Em Maceió, os estudantes já contam com um sistema de Passe Livre que oferece até 44 embarques mensais gratuitos no transporte público. Conforme a prefeitura local, qualquer usuário que possua o cartão Vamu na modalidade Cidadão pode embarcar gratuitamente aos domingos.

Além disso, a entidade também informou que as linhas funcionarão em horários ampliados, das 10h às 12h, e no período após a realização das provas, entre as 16h30 e às 18h30.

João Pessoa (PB)

Em João Pessoa, os estudantes precisam apresentar o cartão de confirmação do Enem 2024 e apresentar um documento com informações pessoais, como nome, CPF e número de inscrição e um documento com foto.

Florianópolis (SC)

A capital de Santa Catarina disponibilizou gratuidade no transporte coletivo da cidade para estudantes mediante uma declaração de reembolso. Para conseguir o retorno do valor utilizado nas passagens durante os dias de prova, os candidatos precisam utilizar o cartão de estudante e, em até 20 dias após o último dia de exame, solicitar o reembolso com uma declaração para o e-mail gratuidadeenem@pmf.sc.gov.br. No documento, o usuário precisa indicar o nome completo, o número do cartão utilizado e apresentar um comprovante de realização da prova.

Teresina (PI)

De acordo com o Governo do Piauí, serão 4.460 estudantes beneficiados com o passe livre durante os dias de prova na cidade de Teresina. No interior do Estado, mais de 12 mil estudantes também poderão utilizar transporte garantido.

Natal (RS)

Conforme o Decreto nº 13.222/2024, os estudantes de Natal terão acesso gratuito ao sistema de ônibus. Para utilizar o benefício, os estudantes e inscritos no ENEM devem apresentar a Carteira de Identificação Estudantil (CIE) ou o cartão de inscrição emitido pelo INEP. O órgão também informou que o transporte público coletivo será reforçado nos dias 3 e 10 de novembro.

Porto Velho (RO)

Em Porto Velho (RO), os estudantes da rede pública terão isenção na tarifa dos coletivos urbanos de Porto Velho, conforme a Lei Municipal nº 2.996 de dezembro de 2022. A gratuidade também vale para o segundo dia de prova, no domingo 11 de novembro.

De acordo com o texto, o benefício estará disponível das 07h até às 12h e das 17h até às 20h, nos dias de aplicação do Enem. Para acessar o transporte de maneira gratuita, os candidatos precisam apresentar o cartão de inscrição do exame, local de prova e documento de identificação.

Boa Vista (RR)

A Prefeitura de Boa Vista abriu inscrições para todos os estudantes que irão realizar as provas do Enem 2024 e precisam de transporte. Para solicitar o benefício, a pessoa interessada deve comparecer até a Prefeitura Municipal para informar o local da prova.

Porto Alegre (RS)

Conforme a Prefeitura de Porto Alegre, o cartão TRI estará liberado para os estudantes, com a isenção correspondente à categoria de cada usuário (25%, 50%, 75% e 100%). A gratuidade está de acordo com a Lei 12.944. O benefício também está disponível para os estudantes que possuem o cartão Vou à Escola.

São Luís (MA)

Em São Luís (MA), os estudantes deverão utilizar o cartão de transporte normalmente, mas o crédito não será debitado no sistema de bilhetagem. Conforme a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), a gratuidade vai funcionar entre as 5h e às 22h dos dias de prova. Além disso, as empresas concessionárias do Sistema de Transporte Urbano de São Luís irão operar com a mesma frota que circula nos dias úteis.

Esquema especial de trânsito para o Enem 2024

Algumas capitais não pretendem oferecer passe livre durante os dias de Enem 2024, mas preparam esquemas especiais de trânsito, levando em consideração o possível aumento de demanda no deslocamento.

Em Goiânia (GO), por exemplo, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) de Goiânia disponibilizará ônibus extras nos terminais para atender a demanda dos dias de prova. De acordo com a empresa, o sistema de ônibus funcionará com horários de domingo. Cuiabá, no Mato Grosso, também anunciou reforço da frota.

Em Macapá (AP), a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) deve oferecer toda a frota de ônibus da capital para atender aos 20.999 mil candidatos inscritos para o exame. A cidade de Fortaleza (CE), através da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), vai ampliar a frota de ônibus no próximo domingo, dia 3, com 40 veículos, além de disponibilizar veículos reservas nos terminais de integração de Fortaleza.

Também não haverá passe livre no Distrito Federal, mas a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) informou que ampliará o serviço de transporte público em linhas com locais de prova no percurso. Em Curitiba (PR), a Urbanização de Curitiba (Urbs), informou que também vai reforçar as principais linhas de ônibus que dão acesso aos locais de prova.

Em Belo Horizonte (MG), o metrô operará com intervalos menores. De acordo com a SMTR, os ônibus no Rio de Janeiro (RJ) terão operação especial entre as 09h e 15h de domingo. Os serviços funcionarão com a programação equivalente a de sábado.

Informações ainda não divulgadas

Cinco capitais ainda não informaram se haverá algum tipo de operação especial ou benefício garantido aos estudantes durante os dias de prova do Enem 2024. As cidades incluem Aracaju (SE), Manaus (AM), Recife (PE) e Vitória (ES)