A capital paulista terá, no próximo domingo, 10 de novembro, transporte público gratuito. A tarifa zero ocorrerá no metrô, trens metropolitanos, ônibus urbanos e intermunicipais, e será válida das 9h às 21h. O objetivo é oferecer transporte aos estudantes que farão a segunda prova do Enem 2024. No entanto, para aproveitar o benefício, é importante estar atento a alguns detalhes.
Leia também: Tarifa Zero em SP: Expansão do programa requer equilíbrio fiscal, afirma prefeito Ricardo Nunes
Para usufruir da tarifa zero no dia 10 de novembro, “não será necessário apresentar comprovante de escolaridade ou qualquer outra documentação”, afirmou, em nota, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) de São Paulo. Sendo assim, qualquer pessoa poderá fazer viagens sem pagar.
“Para evitar cobrança desnecessária, não é necessário encostar o cartão TOP nos validadores dos ônibus municipais, EMTU, trens e metrô; as catracas estarão livres”, recomenda a Autopass, empresa responsável pelo cartão TOP, para os passageiros que usarem o transporte público no domingo.
Por fim, a companhia ressalta que “o uso do cartão TOP junto aos validadores pode ensejar cobranças de tarifas”. Por isso, ao chegar a uma estação de trem, metrô ou ao subir em um ônibus, basta passar pela catraca sem apresentar cartões de pagamento.
A gratuidade, entre 9h às 21h no dia 10 de novembro, é válida para todo o transporte sobre trilhos em São Paulo, incluindo as linhas de trem e metrô operadas pela ViaMobilidade e ViaQuatro.
A CPTM e o Metrô informam que “contarão com monitoramento da demanda de passageiros, com trens reservas de prontidão em pontos estratégicos, que, se necessário, serão adicionados para reforçar a oferta no sistema”.
A ViaMobilidade, por outro lado, afirma que “os clientes contarão com o suporte de Agentes de Atendimento e Segurança (AAS), que estarão à disposição nas estações e trens para fornecer orientações e assistência sempre que necessário”.
Os ônibus que circulam dentro da capital paulista já contam com o programa “Domingão Tarifa Zero”. Como de costume, esse modal terá as catracas liberadas no domingo.
Por fim, no caso dos ônibus intermunicipais, a EMTU afirma que “a programação das linhas seguirá o cronograma habitual de domingo. A operação será monitorada e, se necessário, haverá reforço na frota”.