A linha ferroviária Expresso Aeroporto passará a incluir a estação Palmeiras-Barra Funda no trajeto. A nova rota até o Aeroporto Internacional de Guarulhos funcionará a partir do dia 1 de setembro, sexta-feira. O serviço manterá o horário atual, com partidas de hora em hora, entre 5h e meia-noite.
Na quinta-feira, 31, ocorreu a viagem inaugural do novo trajeto gerenciado pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A partir de agora, o Expresso Aeroporto irá passar na estação Palmeiras-Barra Funda, com paradas nas estações da Luz e Guarulhos-Cecap. O ponto de destino é a estação Aeroporto-Guarulhos. No sentindo contrário, o trem também inclui a estação Brás.
A plataforma 5 da Estação da Luz também passou por reformas, em razão da nova demanda. A estrutura atual comportava apenas três vagões do trem, de modo que os passageiros precisavam caminhar dentro do veículo após o embarque. A partir de agora, a reforma estende a plataforma para atender toda a extensão de oito carros dos trens.
Agora, na Barra Funda, o embarque e desembarque serão realizados na plataforma 10. Até então, a linha saía da Estação da Luz, na região central, até a Aeroporto-Guarulhos, distante cerca de 2,5 km dos terminais de embarque em Cumbica, em Guarulhos.
Outros projetos contam com a integração do aeroporto de Guarulhos à rede metroferroviária de São Paulo como, por exemplo, o People Mover previsto em Guarulhos.