O projeto experimental para o pagamento de tarifas de ônibus por meio do Bilhete QR Code agora está disponível para o Expresso Tiradentes. O pagamento é realizado com uso do aplicativo SP Pass. O Bilhete QR Digital já está em operação desde 2021 em 12 linhas de ônibus.
A iniciativa é da UPM2, startup paulista que desenvolveu o pagamento da tarifa dos ônibus da capital por QR Code, em parceria com a SPTrans.
O Expresso Tiradentes corresponde a 9.7 km de corredor exclusivo. O trajeto possui 5 linhas de ônibus, mais 7 estações e 3 terminais. No geral, mais de 60 mil passageiros utilizam a rota por dia. Segundo a empresa, a cobrança via QR Code não dá direito a integração.
“Estamos impactando a vida dos nossos usuários, não apenas com o pagamento via QR Code, mas também com a facilidade de poder fazer a recarga do bilhete único através do SP Pass, pagando com cartão de débito ou PIX, em pouco segundos”, explica Rodrigo Petroni, CEO da UPM2.
De acordo com o CEO, para utilizar a tecnologia, os passageiros precisam apenas baixar o aplicativo SP Pass, disponível para Android e IOS. Depois disso, fazer o cadastro, comprar o Bilhete QR Digital e gerar o QR Code.
A partir de agora, o passageiro poderá utilizar o QR Code no Expresso Tiradentes e nas 12 linhas que já aceitam esta modalidade de pagamento. Hoje, mais de 2 milhões de passageiros mensalmente, permitindo o pagamento de passagem unitária como alternativa ao uso do dinheiro.
Desde o dia 22 de agosto, passageiros do sistema metroviário do Rio de Janeiro possuem um sistema parecido. O aplicativo RecargaPay, gera um QR Code para validação nas catracas do metrô.