Linha 12-Safira ganhará nova estação? Confira o que muda no ramal

O ramal terá também novos pontos de integração com outras linhas de trem, confira. Foto. Adobe Stock

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A Linha 12-Safira (que vai do Brás a Calmon Viana, bairro de Poá) deve ser concedida para a iniciativa privada por 25 anos. No edital que o governo do Estado de São Paulo publicou sobre o assunto, é imposto para a empresa que arrematar o ramal a obrigação de construir duas novas estações. Além disso, a linha deve ganhar mais um outro ponto de parada construído pelo Metrô. O leilão está previsto para ocorrer em 2025.

Com as novas estações, deverá haver um acréscimo de 3 km nesta linha. De acordo com nota emitida pelo governo do Estado de São Paulo, “a concessão irá beneficiar 4,6 milhões de habitantes da zona leste de São Paulo, além de Guarulhos, Ferraz de Vasconcellos, Poá, Suzano, Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes”.

Segundo os dados divulgados pela CPTM, em outubro de 2024, a Linha 12-Safira recebe 6,2 milhões de passageiros no mês. Sendo assim, o ramal é o segundo menos movimentado dentre os operados pela CPTM, ficando atrás apenas da Linha 13-Jade, que transporta passageiros até o Aeroporto de Guarulhos e conta com 545 mil viajantes no mês.

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A nova Linha 12-Safira

A Linha 12-Safira deve ganhar um novo ponto de parada em Suzano, após a sua última estação em Calmon Viana. A Estação Suzano da Linha 12 terá integração com o ponto de embarque da Linha 11-Coral, que já opera no local.

Ao mesmo tempo, o ramal também deve ganhar dois novos pontos de parada entre as Estações Tatuapé e Engenheiro Goulart. Batizadas de Cangaíba e Gabriela Mistral, as futuras estações atenderão tanto a Linha 12-Safira quanto a 13-Jade, que terá expansão no sentido sul.

Vale lembrar que a construção de Gabriela Mistral está a cargo do Metrô. O local será ponto de parada da Linha 2-Verde e permitirá baldeação com os trens das Linhas 12 e 13.

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Por fim, a Linha 12 deve receber reformas nas estações USP Leste, Comendador Ermelino, São Miguel Paulista, Jardim Helena/Vila Mara, Itaim Paulista e Jardim Romano, além de reconstrução na Estação Itaquaquecetuba. O que representa investimento em sete dos 13 pontos de parada do ramal. No total, o Governo prevê que R$ 3,2 bilhões em investimento nesta linha.