O metrô de São Paulo poderá economizar cerca de 2,5 milhões de toneladas de emissões de carbono por ano até 2040 com a expansão do serviço. O levantamento do Metrô foi lançado em homenagem ao Dia Mundial Sem Carro, nesta segunda-feira (22).
A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) deve ampliar o serviço de transporte metroviário para 279,1 km e 230 estações até 2040. O crescimento representa aumento de quase 300% do serviço atual.
Atualmente, a rede metroviária de São Paulo totaliza 104,2 km considerando também as linhas concedidas. O número de redução do lançamento de carbono na atmosfera considera as linhas já em operação e as que estão em alguma fase de construção.
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O levantamento considerou sete com construção de novas linhas ou projetos de expansão, como a Linha 2-Verde. Atualmente, a Linha 2-Verde está passando por um processo de expansão, da Vila Prudente até a Penha.
Ao mesmo tempo, outro projeto já prevê a extensão desde a estação Penha até Dutra. Apenas com esse serviço, a redução de emissão esperada é de quase 59 mil toneladas de emissões por ano.
O projeto com maior potencial para a redução de emissões é a construção da futura linha 20-Rosa, entre as estações Santa Marina – Pref. Celso Daniel e a estação Santo André. Até 2040, a expectativa é de redução de mais de 187 mil toneladas de emissões por ano.
As novas obras e projetos em andamento também incluem as extensões da linha 15-Prata, de Ipiranga a Vila Prudente e de Jardim Colonial a Jacu Pêssego. Outra ampliação corresponde às estações Washigton Luís-Aeroporto de Congonhas até o Morumbi, na linha 17-Ouro.
O estudo levou em consideração, ainda, a construção das linhas 19-Celeste e 22-Marrom. Com as inclusões, a demanda diária da rede metroviária passará de 3 milhões para 8,1 milhões de passageiros.
Com todas as inclusões previstas, o serviço do Metrô vai economizar 1,9 bilhões de horas de deslocamento. De acordo com a empresa, a expansão da rede metroviária poderá reduzir a dependência do transporte individual.
A redução de tempo de deslocamento afeta, principalmente, as regiões que receberão novas linhas e estações. A linha 20-Rosa, a mais extensa dentre as projetadas, conseguirá reduzir o tempo de viagem dos moradores em mais de 198 mil horas por ano.
A adição de novas linhas e estações também está de acordo com ações previstas no Plano de Ação Climática e Desenvolvimento Sustentável (PAC-2050), alinhado à campanha global Race to Zero, da ONU, com objetivo de substituir modais mais poluentes por transporte sobre trilhos.