Após décadas de projeto engavetado, a possibilidade de uma nova linha de metrô, ligando o Rio de Janeiro a Niterói e São Gonçalo pode finalmente sair do papel. Isso pode ocorrer devido a nova edição dos Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2031, os quais a capital e Niterói lançaram uma candidatura conjunta.
Conforme informações da Agência Brasil, o lançamento do pleito para as cidades fluminenses virarem sede dos jogos cria um horizonte para a linha 3 do metrô. Para viabilizar o evento, o transporte público entre as cidades precisa ser aprimorado para não depender apenas da Ponte Rio-Niterói e das balsas que cruzam a Baía de Guanabara.
Para concorrer, as cidades do Rio de Janeiro e Niterói devem enviar uma proposta oficial de candidatura conjunta ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) até o dia 16 de janeiro. O resultado está previsto para sair no dia 29 de janeiro após assembleia geral do COB.
Leia também: Quais cidades do Brasil têm metrô?
Além disso, os municípios fluminenses devem encarar São Paulo, que também vai concorrer a ser sede da competição. Após o resultado brasileiro, a Comissão Desportiva Pan-Americana vai avaliar a candidatura vencedora.
Conforme a Agência Brasil, a cidade selecionada no País ainda precisa superar sua principal concorrente: Assunção, no Paraguai. Por fim, em agosto de 2025 a comissão vai divulgar a cidade sede dos jogos de 2031.
Na proposta de candidatura enviada ao COB, as cidades precisam pontuar as vantagens de sediar o evento naquele espaço. Desta forma, é importante que o Rio de Janeiro e Niterói comprovem que haverá um legado, fruto dos investimentos promovidos para realização dos Jogos Pan e Parapan-Americanos. Um exemplo disso é justamente a ampliação do metrô, com a linha 3.
De acordo com a Agência Brasil, a prefeitura do Rio de Janeiro criou um grupo de trabalho para elaborar as propostas, se enquadrando nos pedidos do COB. Além disso, esse grupo deve propor soluções para as demandas de mobilidade, infraestrutura esportiva e urbana das cidades.
Mesmo com tantas etapas por vir, a prefeitura do Rio já criou um grupo de trabalho para elaborar propostas que atendam às exigências do COB e demais entidades esportivas. Uma das funções do grupo é justamente identificar e propor soluções para as demandas relacionadas à infraestrutura esportiva, urbana e de mobilidade.
Quando a construção do metrô Rio começou, em 1970, já havia intenção de expandir o modal até Niterói. Isso seria feito por meio de um túnel submarino pela Baía de Guanabara.
Décadas depois, em 2023, a prefeitura chegou a lançar uma licitação para estudos de viabilidade, mas ela foi anulada pelo Tribunal de Contas Estadual (TCE-RJ) em 2024.
Atualmente, o metrô Rio tem 54,4 quilômetros de extensão, com 41 estações, distribuídas em três linhas. Todavia, a última ampliação, com a construção da Linha 4, aconteceu no último grande evento internacional, as Olimpíadas de 2016.
Criada para atender mais de 1 milhão de pessoas durante o evento, a Linha 4 liga a Zona Sul da cidade à Barra da Tijuca.
Leia também: Quais são os passos necessários para criar uma nova linha de metrô?