Metrô Rio-Niterói: o que se sabe sobre o ramal metroviário que irá ligar as duas cidades?

Linha 3 pode finalmente sair do papel após décadas de projeto paralisado. Foto: Divulgação/MetrôRio

Há 6 dias - Tempo de leitura: 3 minutos, 14 segundos

Após décadas de projeto engavetado, a possibilidade de uma nova linha de metrô, ligando o Rio de Janeiro a Niterói e São Gonçalo pode finalmente sair do papel. Isso pode ocorrer devido a nova edição dos Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2031, os quais a capital e Niterói lançaram uma candidatura conjunta. 

O que se sabe sobre o metrô Rio-Niterói?

Conforme informações da Agência Brasil, o lançamento do pleito para as cidades fluminenses virarem sede dos jogos cria um horizonte para a linha 3 do metrô. Para viabilizar o evento, o transporte público entre as cidades precisa ser aprimorado para não depender apenas da Ponte Rio-Niterói e das balsas que cruzam a Baía de Guanabara. 

Como funciona a candidatura?

Para concorrer, as cidades do Rio de Janeiro e Niterói devem enviar uma proposta oficial de candidatura conjunta ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) até o dia 16 de janeiro. O resultado está previsto para sair no dia 29 de janeiro após assembleia geral do COB. 

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Além disso, os municípios fluminenses devem encarar São Paulo, que também vai concorrer a ser sede da competição. Após o resultado brasileiro, a Comissão Desportiva Pan-Americana vai avaliar a candidatura vencedora. 

Conforme a Agência Brasil, a cidade selecionada no País ainda precisa superar sua principal concorrente: Assunção, no Paraguai. Por fim, em agosto de 2025 a comissão vai divulgar a cidade sede dos jogos de 2031. 

Por que precisa de um metrô para sediar o Pan e Parapan?

Na proposta de candidatura enviada ao COB, as cidades precisam pontuar as vantagens de sediar o evento naquele espaço. Desta forma, é importante que o Rio de Janeiro e Niterói comprovem que haverá um legado, fruto dos investimentos promovidos para realização dos Jogos Pan e Parapan-Americanos. Um exemplo disso é justamente a ampliação do metrô, com a linha 3. 

Como Rio e Niterói se preparam?

De acordo com a Agência Brasil, a prefeitura do Rio de Janeiro criou um grupo de trabalho para elaborar as propostas, se enquadrando nos pedidos do COB. Além disso, esse grupo deve propor soluções para as demandas de mobilidade, infraestrutura esportiva e urbana das cidades. 

Mesmo com tantas etapas por vir, a prefeitura do Rio já criou um grupo de trabalho para elaborar propostas que atendam às exigências do COB e demais entidades esportivas. Uma das funções do grupo é justamente identificar e propor soluções para as demandas relacionadas à infraestrutura esportiva, urbana e de mobilidade.

Desde quando existe o projeto do do ramal metroviário?

Quando a construção do metrô Rio começou, em 1970, já havia intenção de expandir o modal até Niterói. Isso seria feito por meio de um túnel submarino pela Baía de Guanabara. 

Décadas depois, em 2023, a prefeitura chegou a lançar uma licitação para estudos de viabilidade, mas ela foi anulada pelo Tribunal de Contas Estadual (TCE-RJ) em 2024.

Mapas e projetos para o ramal são divulgados desde 1968,. Nesta imagem, figuram os planos de 2003, que possuíam mais duas estações. Foto: Divulgação/RioTrilhos

Como é o metrô Rio atualmente?

Atualmente, o metrô Rio tem 54,4 quilômetros de extensão, com 41 estações, distribuídas em três linhas. Todavia, a última ampliação, com a construção da Linha 4, aconteceu no último grande evento internacional, as Olimpíadas de 2016. 

Criada para atender mais de 1 milhão de pessoas durante o evento, a Linha 4 liga a Zona Sul da cidade à Barra da Tijuca. 

Linhas do metrô Rio percorrem a costa da cidade. Foto: Divulgação/Metrô Rio

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