78 ônibus novos começam a rodar no Distrito Federal a partir de domingo, 1

Assim como os demais veículos integrados no sistema, os novos ônibus possuem validadores V6, para permitir o pagamento da passagem por meios eletrônicos. Foto: Divulgação/Agência Brasília

30/08/2024 - Tempo de leitura: 1 minuto, 51 segundos

A partir deste domingo, 1, 78 ônibus novos estarão em operação no Distrito Federal. Os veículos vão integrar o serviço nas linhas que atendem Guará, Park Way, Arniqueira, Águas Claras, Taguatinga e Ceilândia. A entrega acontece em menos de dez dias após a região receber 90 ônibus para o BRT.

Leia também: Distrito Federal recebe 90 ônibus novos para BRT

De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) do Distrito Federal, o objetivo da pasta é o de renovar pelo menos 3 mil ônibus até o fim do ano. Ao longo dos últimos anos, mais de 2,7 mil veículos já foram substituídos.

A renovação contínua da frota de ônibus acontece para garantir o prazo máximo da idade dos ônibus em circulação, conforme a Agência Brasília. No Distrito Federal, os veículos não devem ultrapassar o prazo de sete anos de circulação (ou 10 anos para articulados e padrons).

Novos ônibus

Os ônibus, da Viação Marechal, possuem ar-condicionado e estão equipados com motores Euro 6. Além disso, possuem ferramentas de acessibilidade, com elevadores para pessoas com deficiência. Assim como os demais veículos integrados no sistema, os novos ônibus possuem validadores V6, para permitir o pagamento da passagem por meios eletrônicos.

No dia 1º de julho, o transporte público no Distrito Federal iniciou a transição do modelo de pagamento do serviço de transporte público. O projeto quer abolir o pagamento em notas ou moedas. A determinação da Portaria nº 78 da Semob, permite apenas o pagamento digital, validada por meio de cartão Mobilidade, cartão Vale-transporte, cartão bancário de débito e crédito ou QR Code, via Pix.

Leia mais: Transporte público no Distrito Federal deixará de aceitar pagamento em dinheiro a partir de 1º de julho

Em entrevista para o Mobilidade, o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, explicou que o Banco de Brasília (BRB) também deverá ampliar o número de postos de recarga para aumentar a oferta de cartão aos usuários. Desde 2019, o Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) do Distrito Federal está sob a responsabilidade do BRB.